OAB GO Next: Seccional goiana lança livro sobre revolução tecnológica e cultural na advocacia

08/09/2025 Notícias

Reafirmando seu pioneirismo na promoção do uso de novas tecnologias na advocacia, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) lançou, nesta segunda-feira (8 de setembro), o guia de tecnologia e inovação jurídica, intitulado “OAB GO Next: uma revolução tecnológica e cultural na advocacia”. A obra, desenvolvida pelo Grupo de Trabalho de Tecnologia e Inovação da Seccional, foi lançada durante a sessão do Conselho Pleno, em Goiânia.

Acesse o OAB-GO Next (clique aqui)

O guia reúne reflexões, análises críticas e propostas práticas sobre a inserção de novas tecnologias no exercício da advocacia. Para além de compilar informações sobre ferramentas digitais, a obra também busca compreender de que forma a transformação tecnológica tem impactado a rotina dos profissionais do Direito e quais caminhos podem ser adotados para que esse processo ocorra de maneira sustentável.

De acordo com os organizadores, a publicação também aborda soluções que conciliam inovação com os princípios fundamentais da advocacia, além de oferecer assistência para que advogados e advogadas possam se adaptar às mudanças estruturais que já estão em curso no mercado jurídico.

Para o presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, a advocacia vive um novo tempo, em que as transformações tecnológicas impactam diretamente a forma de atuar, interagir e pensar o Direito. “Esse guia é uma construção coletiva da OAB Goiás, fruto da escuta, da análise e do desejo genuíno de posicionar a advocacia como protagonista de uma atuação cada vez mais moderna, estratégica e conectada às demandas do nosso tempo”, disse.

Ele também destacou que o lançamento marca um momento especial da atual gestão. “Esse é um passo que justifica toda a nossa caminhada nesses três anos. Se, na última gestão, o mote foi o empreendedorismo, agora estamos dando início a uma verdadeira revolução na relação da advocacia com a tecnologia. Queremos impactar culturalmente a advocacia goiana e inaugurar um novo tempo para a profissão. A partir de agora, passamos a tratar a tecnologia de forma estratégica, conceitual e intencional dentro da OAB-GO. Todos os sistemas e braços da instituição serão alcançados por essas medidas. Somos a primeira seccional do país a oferecer à advocacia uma inteligência artificial especializada na advocacia”, finalizou o presidente.

Integração entre prática jurídica e tecnologia

O guia é resultado do esforço conjunto do Grupo de Trabalho de Tecnologia e Inovação da OAB-GO, criado por designação do presidente Rafael Lara e composto por advogados e advogadas com diferentes áreas de atuação e experiências no mercado jurídico. Essa diversidade de trajetórias permitiu uma abordagem ampla sobre as intersecções entre inovação, sociedade e prática profissional, conferindo à obra tanto profundidade teórica quanto aplicabilidade prática.

Assinam a publicação os advogados André Abrão, Cássio Leite de Oliveira, Eliseu Silveira, Guilherme Peara Pereira Araujo, Gustavo Escobar, Gustavo Mariano, Gustavo Sardinha, João Victor da Veiga Rodarte Vale, Lindson Rafael Silva Abdala, Marcela Campos de Oliveira e Souza, Mariana de Oliveira Pádua Magalhães, Paulo Marcos de Campos Batista, Pedro Henrique Schmeisser, Rafael Fernandes Maciel, Rayff Machado, Theandra Drago e Vinícius Serafim, além do coordenador do Departamento de Tecnologia da Informação (TI) da Seccional, Leonardo Peixoto.

O coordenador do Grupo de Trabalho, Gustavo Sardinha, destacou o caráter inédito da iniciativa. “Poucas seccionais no país tiveram a coragem de criar um grupo de trabalho com essa amplitude. Reunimos advogados e advogadas que são referência em suas áreas de atuação e também na área de tecnologia. A Ordem, pela sua independência e relevância, tem papel central nesse processo de inovação, capaz de impactar não só a advocacia, mas toda a sociedade”, disse.

OAB-GO como referência nacional em inovação

Desde 2022, a gestão da OAB-GO tem colocado a tecnologia, a inovação e o empreendedorismo no centro das suas ações. A Seccional vem se destacando nacionalmente como uma das primeiras a integrar soluções digitais e novas práticas ao cotidiano da advocacia, antecipando tendências e oferecendo instrumentos que ajudam os profissionais a lidar com os desafios do mercado jurídico moderno. Essas iniciativas incluem grupos de trabalho especializados, lançamentos de projetos, eventos de capacitação e publicações que discutem o impacto das mudanças tecnológicas na forma de exercer a profissão.

Dentro dessa mesma linha de inovação, a OAB-GO também mantém a Incubadora de Novos Escritórios, criada em 2023, que já atendeu centenas de advogados(as) e está em sua terceira turma (saiba mais). Para o presidente Rafael Lara, iniciativas como essas mostram como a Seccional tem buscado oferecer ferramentas concretas que aproximem a tecnologia e o empreendedorismo da prática profissional.

“Queremos que os advogados e advogadas tenham acesso a ferramentas que facilitem o trabalho, melhorem a tomada de decisão e tragam segurança no uso da inteligência artificial. Ao mesmo tempo, nosso objetivo é mostrar que inovação e prática da advocacia caminham juntas, sem abrir mão da ética, da responsabilidade e da qualidade que definem a nossa profissão”, afirmou.

Inteligência artificial na advocacia: Conheça a LIVIA

Ainda durante a sessão do Conselho Pleno, a OAB-GO apresentou a LIVIA, plataforma de inteligência artificial desenvolvida pela legaltech Forlex, que será disponibilizada gratuitamente aos advogados e advogadas da Seccional, tornando a OAB-GO a primeira no país a oferecer a ferramenta. A LIVIA utiliza um modelo de linguagem semelhante ao ChatGPT, mas foi treinada exclusivamente com conteúdos jurídicos, incluindo legislação, jurisprudência e referências acadêmicas. Com isso, fornece respostas precisas e seguras, alinhadas às necessidades do exercício profissional da advocacia.

Saiba mais sobre a LIVIA (clique aqui)