OAB-GO leva atendimento gratuito a mutirão em Goiânia e revela alta demanda por direitos básicos

01/09/2025 Notícias

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) participou do mutirão “Goiânia + Humana”, realizado pela Prefeitura nos dias 30 e 31 de agosto, com oferta de orientação jurídica gratuita. A ação, voltada para populações vulneráveis, revelou a grande necessidade da população por acesso a direitos essenciais.

Realizado na Praça da Feira do Setor Morada do Sol, o evento reuniu diversos serviços públicos. Advogados voluntários da OAB-GO atenderam centenas de pessoas e o balanço da ação destaca a alta procura por três áreas:

  • Direito Previdenciário e PCD: 39 atendimentos;
  • Direito de Família e Sucessões: 36 atendimentos;
  • Direito do Consumidor: 27 atendimentos.

Segundo o conselheiro seccional Alex Vaz, coordenador da iniciativa, a busca por esses serviços demonstra a relevância do trabalho. “As demandas mostram que a população mais carente precisa de orientações sobre direitos básicos e fundamentais”, explicou. “O mutirão permitiu que a OAB-GO orientasse sobre questões vitais como aposentadorias e auxílios, além de temas sensíveis como pensão alimentícia e guarda de filhos”, acrescentou.

Apesar do sucesso, a ação também expôs os desafios do trabalho voluntário. Alex Vaz destacou a complexidade dos casos, que variam de questões simples a situações emocionais delicadas, como casos de violência doméstica. “Muitas vezes, a gente tem que lidar com o lado emocional, o que exige bastante dos voluntários”, comentou.

Voluntários

O êxito da iniciativa, conforme ressaltou Alex, é atribuído principalmente ao empenho e dedicação dos advogados voluntários. Destacam-se Pitágoras Lacerda dos Reis, presidente da Comissão de Direito do Consumidor; e os membros das comissões de Direito de Família, Direito Previdenciário, Direito do Consumidor, Direito das Famílias e Direito das Pessoas com Deficiência, entre eles: Erick Tapajós Pereira Brito, Cairo José Guimarães, Daniella Rezende Telles, Rondinélio da Costa Silvério, Luciana Prudente de Carvalho Vieira, Hugo da Costa Ferreira, Thaffer Nasser Musa Mahmud, Gabriela Vitória de Lima Monteiro, Gleicy Ane de Souza Martins, Bianca Vilela De Siqueira, Camila Campos e Wellington Carvalho dos Santos.