O presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, lançou nesta quarta-feira (18), em almoço para a imprensa, a segunda edição do Prêmio OAB-GO de Jornalismo. O objetivo da iniciativa é valorizar o trabalho desenvolvido por profissionais de jornalismo do estado e conscientizar os cidadãos goianos acerca da importância do advogado para a democracia e administração da Justiça.
"A OAB-GO está presente nos assuntos mais relevantes da sociedade e a imprensa desempenha um papel importantíssimo ao divulgar tais fatos", destacou Tibúrcio. Ele ressaltou a variedade de temas em que a seccional goiana tem participado recentemente, desde os eminentemente jurídicos, como o horário de atendimento do TJ-GO, até assuntos políticos, como a ficha limpa para comissionados.
O presidente ainda expôs as ações futuras da OAB-GO, dentre elas o trabalho contínuo de defesa das prerrogativas dos advogados e o comitê contra corrupção. Este último trata-se de uma ação promovida pela OAB-GO nos anos de eleições municipais para fiscalizar e receber denúncias da sociedade a respeito dos candidatos. Estas são encaminhadas ao Ministério Público de Goiás ou à própria seccional goiana.
"Esperamos repetir o êxito da primeira edição do Prêmio OAB-GO de Jornalismo, realizada no ano passado. Esta é uma iniciativa permanente da instituição e esperamos que seja uma referência importante do jornalismo do Estado de Goiás", finalizou Henrique Tibúrcio.
Premiação
O Prêmio OAB-GO de Jornalismo será realizado no dia 20 de setembro. Nesta segunda edição foi acrescentada a categoria Fotojornalismo, além das já existentes na primeira edição: Jornalismo Impresso, Webjornaismo, Radiojornalismo e Telejornalismo.
Motivada pela atuação cada vez mais ampla nos temas de relevância da sociedade, a OAB-GO optou por temática livre para as reportagens. Portanto, para concorrer, basta que a reportagem inscrita tenha como fontes e/ou personagens advogados inscritos na seccional. “Temos sido requisitados a debater temas como qualidade do transporte público e situação do Zoológico e procuramos atender, na medida do possível, às demandas trazidas a nós pela sociedade”, pontua o presidente da seccional goiana.
Serão contempladas as seguintes categorias: Prêmio OAB-GO de Jornalismo Impresso – concedido às melhores matérias inscritas, editadas em veículos impressos, jornais ou revistas, sediados em Goiás, de periodicidade igual ou inferior a trimestral; Prêmio OAB-GO de Fotojornalismo – concedido às melhores fotografias inscritas, editadas em veículos impressos, jornais ou revistas, sediados em Goiás, de periodicidade igual ou inferior a trimestral; Prêmio OAB-GO de Radiojornalismo – para as melhores reportagens inscritas, veiculadas em emissoras de rádio sediadas no Estado; Prêmio OAB-GO de Telejornalismo – para as melhores reportagens inscritas, exibidas em emissoras de televisão sediadas em Goiás; Prêmio OAB-GO de Webjornalismo – para as melhores matérias inscritas, publicadas em qualquer formato, veiculadas em portais ou sites de empresas jornalísticas registradas com domínio brasileiro na rede mundial de computadores e redação em Goiás.
O vencedor de cada categoria ganha um prêmio no valor de R$ 3.000; o segundo lugar um iPad e o terceiro um netbook. O prazo para inscrição é 31 de agosto. O edital, com todas as informações acerca do Prêmio OAB-GO de Jornalismo, será divulgado em breve.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO