Com o objetivo de preparar e dar condições para que o advogado trabalhe com o processo eletrônico, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) vai implantar mais salas de digitalização de processos nas varas do Trabalho em Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde e Catalão. O assunto foi discutido nesta quinta-feira (5) entre o presidente da OAB-GO, Miguel Ângelo Cançado, o secretário-geral da entidade, Celso Gonçalves Benjamin, e o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18), Gentil Pio de Oliveira, além de representantes dos setores de informática das respectivas instituições.
No dia 2 de março, em parceria com o TRT, serão inauguradas salas de digitalização nas varas de Aparecida de Goiânia e Anápolis. No dia 12 do mesmo mês, está prevista inauguração do espaço em Rio Verde. Em Catalão, a data ainda não foi definida. Mas já na semana que vem, antes mesmo das inaugurações, as salas já começam a funcionar.
A instalação dos espaços de digitalização faz parte das medidas que a OAB-GO está tomando com o objetivo de preparar a advocacia para atender as exigências da resolução administrativa do TRT-18 que regulamenta o processo eletrônico na 18ª Região. O processo eletrônico na Justiça do Trabalho foi regulamentado por meio da Resolução Administrativa nº 82/2008, votada pelo Pleno do Tribunal em novembro de 2008. A previsão é de que a resolução entre em vigor no próximo dia 18 de fevereiro. Ela torna obrigatória a prática de atos processuais por meio eletrônico nas varas onde há espaços de digitalização de petições.
A inauguração de mais salas de digitalização integra a série de benefícios levados pela OAB-GO à advocacia que milita na área do trabalho. "Estamos cada vez mais dando atenção especial aos interesses da advocacia trabalhista", lembra Miguel Ângelo Cançado, presidente da OAB-GO. Neste ano, a Seccional inaugurou a primeira sala de digitalização no TRT, na capital. Os advogados trabalhistas que frequentam o Tribunal Regional do Trabalho ainda contam com dois estacionamentos. Um deles, com a frente para a Rua T-28, tem 32 vagas. O segundo, com a entrada pela Avenida T-1, disponibiliza outras 26 vagas. Neste, há uma sala equipada com mesa, computadores e máquina de fotocopiar para que o advogado possa utilizar.