Durante a sessão plenária desta quarta-feira (19) do Conselho Seccional, a Ordem lançou o livro OAB-GO – Há 80 anos fazendo história na sua história. A obra representa o mais completo levantamento histórico já realizado pela seccional.
“Espero que este relato fomente a vontade de resgate cada vez mais acurado da história desta grande instituição”, afirma o 23º presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio.
A obra tem entre seus principais méritos o resgate de detalhes dos primeiros anos da OAB-GO. O livro-ata onde constam informações sobre o período de 1937 a 1943 encontra-se desaparecido.
Um documento importante resgatado pelo livro é a foto do primeiro presidente da seccional, Benjamin da Luz Vieira, que comandou a instituição no período de 28 de maio de 1932 a 13 de dezembro de 1932.
A OAB-GO teve atuação de destaque também no enfrentamento às ditaduras da Era Vargas e militar do Brasil, períodos de destaque da obra. A atuação intransigente na defesa da democracia persistiu nas décadas seguintes, prova disso é a realização em 2012 das campanhas Ficha Limpa Goiás e Eleições Limpas.
Concomitantemente, a seccional goiana viveu seu período de maior investimento em infraestrutura e consolidou seu papel de destaque na advocacia brasileira. “A seccional goiana é defensora intransigente das prerrogativas do advogado e dos interesses sociais e se firma como uma obra coletiva, o amálgama do exercício da advocacia com a cidadania, condição fundamental para a consolidação de uma sociedade justa. A OAB Goiás ocupa espaço de destaque neste cenário e inspira advogados de todo o País”, diz o prefácio do livro, assinado pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO