A OAB-GO, ciente da capilaridade da Secretaria da Educação, firmou acordo com a Pasta para a realização do Dia de Mobilização contra a Corrupção Eleitoral. No dia 16 de setembro, dia definido para a mobilização, 129 escolas estaduais irão realizar palestras com promotores e juízes sobre a importância do voto. As palestras serão dirigidas a estudantes e moradores da região. Esta ação está sendo viabilizada por meio do projeto Escola Aberta, que abre as escolas aos finais de semana para a realização de eventos culturais e voltados para a comunidade, e faz parte do Movimento Goiano de Combate à Corrupção Eleitoral, capitaneado em Goiás pela OAB-GO, CNBB, UCG e outras entidades parceiras. Também será distribuída nestas escolas a cartilha A Nave da Cidadania, produzida pela Justiça de Goiás.
Para definir detalhes desta parceria, foi realizada hoje uma reunião na Secretaria da Educação. A titular da Pasta, Milca Severino, recebeu o presidente da OAB-GO, Miguel Ângelo Cançado, o coordenador do Movimento Goiano de Combate à Corrupção Eleitoral, Murillo Macedo Lôbo, a vice-presidente da Asmego, Sandra Teodoro, o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Elcy Santos de Melo, e o secretário regional da CNBB no Centro-Oeste, D. Guilherme Antônio Werlang. Murillo Lobo afirmou que é fundamental que a campanha chegue até os adolescentes. É importante que estes adolescentes, que estão votando pela primeira vez, saibam o significado do voto livre, disse.
Queremos mostrar para estes jovens que voto não tem preço e sim conseqüências, ressalta o presidente da OAB-GO, Miguel Ângelo Cançado. Não é apenas um projeto momentâneo mas para o futuro do país, para afastar episódios como os que temos visto recentemente. Sobre a apatia do eleitor em relação à política, o presidente da seccional diz que é preciso reforçar a importância do eleitor. Nestes momentos é que devemos destacar a importância do voto consciente porque é só assim que iremos alterar o quadro político, diz. Segundo ele, o lado mais importante da campanha é o da conscientização e, neste papel, os jovens são fundamentais.
D. Guilherme Antônio Werlang , Secretário Regional da CNBB/Centro Oeste, lembra que os donos do poder são o povo e os que são eleitos são colocados a serviço do bem comum. À medida que tomamos consciência de que este é um ano eleitoral e não político, uma vez que todo ano é político, estaremos criando uma sociedade mais justa e participativa, explica.
A Secretaria da Educação, que vai dar suporte na estrutura para a realização da Campanha de Combate à Corrupção Eleitoral, está disponibilizando em todo o estado 129 escolas estaduais que correspondem às regionais eleitorais. Por meio do projeto Escola Aberta, estaremos convidando toda a comunidade próxima a cada escola para assistir as palestras que serão proferidas por profissionais especializados na área, explica a professora Milca Severino. Neste momento histórico estas ações se revelam fundamentais.
Segundo Milca, o projeto Escola Aberta é importante porque disponibiliza o espaço da unidade para a comunidade da região. A escola é de todos e funciona como instrumento para a formação das pessoas em um enfoque muito mais além do que aquele limitado ao currículo, diz. Hoje o cidadão precisa de valores agregados para sua formação.
30/08 17h