A OAB-GO lança, na próxima segunda-feira (18), o Comitê Goiano do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral. Desta vez, a Seccional optou por fazer o lançamento no interior. A solenidade será em Jataí, às 19h30, no auditório do Cefet (Rua Riachuelo, nº 2090 – Setor Santa Maria). A mobilização faz parte da campanha nacional capitaneada pelo Conselho Federal da OAB e pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral. O objetivo é combater a corrupção e lutar pela ética na política.
O comitê, instalado no Centro de Serviços da OAB-GO, no Setor Sul, em Goiânia, já está funcionando. O cidadão que quiser denunciar atos irregulares, como a compra de votos e o uso eleitoral da máquina administrativa, podem fazê-lo pelo disque-denúncia (0800-645-0155) ou por e-mail ([email protected]). Esses são os instrumentos que a Seccional está disponibilizando para que o cidadão que se depara com práticas irregulares, vedadas pela legislação eleitoral denuncie, diz o coordenador do movimento na OAB-GO, conselheiro seccional Júlio César do Valle Vieira Machado. As denúncias serão encaminhas ao Ministério Público Eleitoral.
A campanha vai atuar também na formação política em defesa do livre exercício do voto, por meio de materiais pedagógicos e de divulgação, como a cartilha “Lei 9840: vamos combater a corrupção eleitoral” e folders contendo dados sobre políticos cassados por corrupção eleitoral em todos os estados brasileiros. Serão feitas parcerias com a rede pública estadual de ensino e com as universidades para divulgação da campanha.
Nesta terça-feira (12), por exemplo, representantes de universidades goianas se reuniram com o coordenador do movimento para hipotecar apoio à campanha. Nos acostumamos com notícias de corrupção e isso não pode acontecer, disse José Netto, representante da Uni-Anhangüera. Temos que aproveitar o grande número de universidades e multiplicar esse movimento, destacou Rayzha Felipe Alves, secretária-geral do DCE da Universidade Católica de Goiás (UCG).
13/8 14h30