Ao lado de outros sete operadores da justiça, a OAB-GO integra o Fórum Permanente do Sistema de Justiça em Goiás (Forjus), lançado nesta sexta-feira (25) no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). A iniciativa é pioneira no País e promove a integração as instituições na busca por avanços na gestão da justiça goiana.
“Temos práticas e experiências de sucesso que podem contribuir para a boa gestão de outros operadores da justiça, que por sua vez têm muito a nos oferecer. Essa integração é fundamental para enfrentarmos os imensos desafios que se apresentam”, afirmou o secretário-geral da OAB-GO, Julio Meirelles no evento.
O presidente do TJGO, desembargador Ney Teles de Paula, corroborou essa intenção e afirmou que o Forjus surge como um mecanismo de integração e cooperação entre os atores envolvidos na tarefa de fazer e ser justiça para todos. Além disso, ressaltou que o TJGO, junto com as demais instituições, estão empenhados em uma “busca incansável para alcançar credibilidade e serem reconhecidos como organizações céleres, acessíveis, responsáveis, imparciais, efetivas e justas”, para garantir o exercício pleno dos direitos da cidadania.
Forjus
O Forjus atende à Resolução 70 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para que os órgãos públicos busquem integração entre si e com a própria sociedade, bem como determinação do Conselho Nacional do Ministério Público (MP).
O fórum é um ambiente informatizado, com o objetivo de compartilhar ideias, gestão de pessoas e do conhecimento, para que, assim, informações importantes possam ser alcançadas com mais celeridade e presteza. Mescla o conhecimento e experiência dos órgãos operadores do direito para que eles possam trabalhar em conjunto, apresentando suas peculiaridades, mas também suas similaridades e, com isso, se auxiliem mutualmente em prol de uma prestação jurisdicional mais eficaz.
Christiano de Souza Vieira, analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e gerente do projeto, explicou que o Forjus é dividido em duas etapas. A primeira foi apenas a integração da área administrativa. A segunda etapa consiste no trabalho conjunto das seis câmaras técnicas que foram formadas pelo fórum: Planejamento, estratégia e gestão, Comunicação social, Saúde operacional e qualidade de vida no trabalho, Tecnologia da Informação, Controle interno e Pessoas, equipes e lideranças.
Servidores da OAB-GO integram todas as câmaras técnicas. São eles: Juliana de Souza, Leonardo Peixoto, Bruna Mundim, Mariana Velozo, Vanessa Gomes, Leuter de Lima, Mariângela de Mendonça, Valdir de Souza, Livia Rocha, Leandro Coutinho e Poliana Gonçalves.
No lançamento do Forjus, diferentes instituições apresentaram melhores práticas referentes às seis câmaras técnicas. A OAB-GO apresentou um caso de sucesso de Comunicação Social.
Participam atualmente do Forjus o TJGO; TRE; Ministério Público Federal e Estadual; Justiça Federal; Procuradoria-Geral de Justiça; Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás (OAB-GO); Tribunal Regional do Trabalho (TRT ? 18ª Região) e Defensoria Pública.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO