OAB-GO informa publicação de edital de prêmio para municípios que desenvolverem ações em prol da primeira infância

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) informa que foi publicado, na quinta-feira (13), o Edital do Prêmio Pacto Pela Primeira Infância, que vai agraciar municípios do Estado de Goiás que contribuem para o cumprimento do Pacto Nacional pela Primeira Infância e da Lei 13.257/2016, conhecida como Marco Legal da Primeira Infância.

Clique aqui e veja o edital

A competição é fruto das ações do Comitê Goiano pela Primeira Infância, ao qual a OAB-GO integra e instituído em abril deste ano em Goiás pelo chefe do Poder Judiciário goiano, desembargador Carlos França; pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), conselheiro Edson Ferrari, e pelo presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto.

A presidente da Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA), Roberta Muniz, afirma que o edital é um primeiro passo das ações do Comitê Goiano pelo Pacto da Primeira Infância a fim se ter novas adesões dos municípios goianos para que se sintam estimulados a promoverem políticas públicas voltados à primeira infância, melhorando os indicadores do nosso Estado. “Assim, os investimentos nesta fase de desenvolvimento humano colocará em prática a regra da prioridade absoluta esculpida no artigo 227 da Constituição Federal, possibilitando o mais cedo possível que as crianças tenham acesso aos direitos necessários a seu desenvolvimento.”

Prêmio

Instituído nacionalmente em junho de 2019, o Pacto Nacional pela Primeira Infância é uma parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e os demais agentes que integram a rede de proteção à infância no Brasil. 

O objetivo central é reduzir a vulnerabilidade social das crianças, com ações coletivas de fortalecimento das instituições públicas voltadas à garantia dos direitos previstos na legislação brasileira e de promover a melhoria da infraestrutura necessária à proteção do interesse da criança, em especial da primeira infância, e à prevenção da improbidade administrativa dos servidores públicos, responsáveis por aplicar essa legislação.

Edital

O Prêmio Pacto Pela Primeira Infância vai selecionar e premiar os municípios que aderirem ao Termo de Instituição de Comitês Municipais Pela Primeira Infância e que contribuírem para o alcance dos indicadores definidos pelo TCE-GO, com o desenvolvimento, entre outras ações, de iniciativas voltadas para a promoção de mais consultas pré-natais, imunização contra a poliomelite e aumento no percentual de crianças nas creches dos municípios, itens considerados prioritários no edital. Também são esperadas a redução de percentual de partos cesáreos, de nascidos vivos de baixo peso e das taxas de mortalidade infantil, além de maior acesso à água potável.

Além disso, de acordo com o edital, são fundamentais as práticas para a promoção de instituição de famílias acolhedoras e (ou) guarda subsidiada; o enfrentamento ao sub-registro, o reconhecimento de paternidade no registro civil de nascimento e, principalmente, transformação do Plano Municipal da Primeira Infância em lei. Cada um desses procedimentos tem pontuação definida no documento.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×