O advogado e desembargador Norival de Castro Santomé foi homenageado nesta segunda-feira (13) na sessão ordinária do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO). A homenagem foi realizada na sede da seccional, em Goiânia.
Com um extenso currículo, passando por todas as áreas do Direito, Norival Santomé se destacou à frente da Procuradoria-Geral de Goiás (PGE), cargo que exerceu até chegar ao Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) após mais de 40 anos dedicados à advocacia pública e privada. No TJGO, Santomé ocupou vaga do quinto constitucional destinada à advocacia, com seu nome indicado em lista tríplice.
Em seu discurso, o presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, ressaltou a “impecável trajetória profissional” nos cargos e funções que Santomé se dispôs a ocupar. “Este é um momento muito especial de justa homenagem ao sempre advogado, hoje excelentíssimo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, que em décadas de uma vida dedicada ao Direito e à causa da Justiça deixa um legado de inteligência e capacidade. Saiba que o ilustríssimo honra o sistema OAB e a advocacia de Goiás”, celebrou.
O presidente da Caixa de Assistência aos Advogados (CASAG), Jacó Coelho, ressaltou o tratamento respeitoso dirigido à advocacia por Santomé, além da integridade e retidão do desembargador em sua trajetória. “Vossa Excelência sempre tratou com deferência a advocacia e esta homenagem significa o reconhecimento desta Casa que defende a democracia”, afirmou.
De acordo com Santomé, o sentimento é de gratidão por exercer todos os cargos em que se dispôs, principalmente pelo apoio da advocacia. “O correto e o justo sempre foram princípios que nortearam minha vida, que deram sentido às minhas atividades em todos os campos por onde transitei. São os princípios que mais ajustam ao campo do Direito. Por isso, devo muito à advocacia a minha consolidação profissional. Reitero os meus agradecimentos à OAB que nunca deixou de ser minha casa”, disse o homenageado.
Agradecimentos
Filha do homenageado, Carolina Santomé reafirmou o legado do pai “para além dos títulos”. “Hoje, quero agradecer ao meu pai pelo exemplo de pessoa que ele é. Exemplo de pai, avô e filho. Ele que entendeu cedo o significado de ser grande, mas descobriu que a vida pública só é suportada quando sustentada pela privacidade. Esse é o seu maior legado. Meu pai é fonte inesgotável de saber e de amor”, disse, emocionada.
Representando a PGE, a procuradora-geral do Estado, Juliana Pereira Diniz afirmou que o legado de Santomé é digno de todas as homenagens e honrarias. “Em nome da instituição, parabenizo e desejo ao senhor todas as boas novas, onde quer que esteja”, disse.
O conselheiro seccional ex-presidente da subseção da Cidade de Goiás (2019-2021), Reginaldo Adormo afirmou que a advocacia vilaboense agradece a atuação de Norival Santomé. “É com muita alegria que homenageio o desembargador hoje. Goiás é berço de grandes homens, e a Cidade de Goiás foi onde o senhor começou a sua trajetória. Você nos orgulha!”, celebrou.
Estiveram presentes na homenagem o desembargador do TJGO, Gilberto Marques Filho, o desembargador vice-presidente do TJGO, Zacarias Neves Coêlho, o desembargador Anderson Máximo, o defensor público-geral do estado, Domilson Rabelo, o conselheiro nacional de Justiça, Marcello Terto, o presidente da Associação dos Procuradores de Goiás, Claudiney Rocha e a procuradora-geral do estado, Juliana Pereira Diniz, além de familiares e amigos próximos do homenageado.