A partir de agora a OAB-GO vai ajudar a Secretaria de Segurança Pública a se aproximar da comunidade. Um convênio de colaboração mútua entre as duas instituições e também o Ministério Público foi firmado no último dia 30. O convênio permitirá que as críticas e sugestões relativas à atividade policial possam ser realizadas nas subseções da OAB no interior e nos órgãos do Ministério Público. A parceria vai possibilitar também a realização de seminários, cursos, palestras na ESA envolvendo temas de segurança pública e direitos humanos.
Vamos integrar estas instituições por meio do fortalecimento do controle externo da polícia e da colaboração em reclamações dos trabalhos policiais, explicou o chefe da Ouvidoria Geral de Polícia, Divino Fernandes dos Reis. A Ouvidoria recebe denúncias envolvendo extorsão, crime contra o patrimônio público e outros tipos de desvio de conduta de policiais militares e civis. Entramos em contato com entidades que tenham representantes no interior para que elas possam auxiliar a população e nos repassar as reclamações, diz.
A OAB-GO tem 36 subseções no interior. Esta parceria comprova mais uma vez o papel social que a Ordem tem, diz o presidente Miguel Ângelo Cançado. É uma forma de discutir e acompanhar de perto as ações policiais. Para o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-GO, Paulo Gonçalves, esta parceria vai colaborar para que haja um debate profundo sobre a questão dos policiais que desrespeitam a lei e ajudar na aproximação entre a Ouvidoria e a comunidade.
03/04 09h45