A OAB-GO, em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18), entrega neste mês mais salas de digitalização. Na próxima quarta-feira (13), às 10h30, inaugura a sala de digitalização de processos na Justiça do Trabalho em Rio Verde. Na terça-feira da semana que vem (19), Catalão é que será contemplada e, na quinta-feira (21), será a vez de Anápolis. Os espaços serão equipados para que os advogados tenham acesso ao processo eletrônico. Haverá computadores com internet e funcionários para orientar os profissionais a utilizarem o e-Doc, ferramenta de peticionamento eletrônico da Justiça Trabalhista no Brasil.
A instalação dos espaços de digitalização faz parte das medidas que a OAB-GO está tomando com o objetivo de preparar a advocacia para atender as exigências da resolução administrativa do TRT-18 que regulamenta o processo eletrônico na 18ª Região. O processo eletrônico na Justiça do Trabalho foi regulamentado por meio da Resolução Administrativa nº 82/2008, votada pelo Pleno do Tribunal em novembro de 2008.
A resolução determinava a obrigatoriedade do peticionamento eletrônico na Justiça do Trabalho a partir de 18 de fevereiro, mas graças a uma forte atuação da OAB-GO junto ao TRT-18, o prazo foi adiado para o dia 20 de maio. A partir desta data, nas Varas do Trabalho onde houver salas de digitalização, o advogado terá que digitalizar a petição.
Só neste ano, a OAB-GO já inaugurou salas de digitalização na Justiça Trabalhista em Goiânia e Aparecida de Goiânia. Além de dar toda a estrutura para que o advogado possa de adaptar à nova ferramenta de peticionamento na Justiça do Trabalho, a Seccional promove palestras e cursos sobre o Projudi, sistema de peticionamento eletrônico na Justiça Comum. A Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB-GO mantém uma sala equipada com computadores modernos e ministra constantemente um curso para profissionais do Direito.