OAB-GO e ONU reforçam integração por ética e compliance no agronegócio

Durante o Congresso Goiano de Compliance: Governança & Futuro, sediado na Escola Superior da Advocacia de Goiás (ESA-GO), a secretária-geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Talita Hayasaki, se reuniu com a Comissão Especial de Compliance (Cecomp) e representantes do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir a integração da Ação Coletiva Anticorrupção da Agroindústria com a advocacia e o setor agroindustrial. O encontro, realizado na manhã desta sexta-feira, dia 3 de outubro, destacou a importância de fortalecer práticas de ética, integridade e transparência em Goiás, estado estratégico no agronegócio.

Na oportunidade, Talita reforçou o compromisso da OAB-GO em atuar como canal de apoio e orientação para empresas e advogados interessados em aderir à iniciativa. “A Ordem sempre participará como apoiadora. Nosso papel é mediar, orientar e promover a participação das empresas e de nossos membros”, afirmou a secretária.

A vice-presidente da Cecomp, Bruna Danielle de Paula Rezende, por sua vez, destacou a relevância de formalizar a participação da instituição na Ação Coletiva, alinhada aos princípios da ONU, incluindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), anticorrupção e sustentabilidade. “A OAB já é signatária do Pacto Global da ONU, e agora estamos concretizando a adesão à Ação Coletiva, para atuar de forma estruturada e permanente”, explicou.

Bruna aproveitou o diálogo para sugerir ações concretas de fortalecimento da parceria, entre elas:

  • Capacitação em programas de formação voltados a advogados e empresas do setor;
  • Promoção de eventos e campanhas de conscientização e educação sobre ética e integridade, junto à Comissão de Compliance;
  • Criação do Observatório Jurídico de Compliance no Agro, com estrutura permanente para monitoramento e análise de boas práticas.

Os representantes do Pacto Global, Marcos Rossa e Reynaldo Goto, destacaram que a iniciativa busca orientar empresas do setor agroindustrial na implementação de políticas de integridade, no engajamento de CEOs e na disseminação de boas práticas corporativas. Empresas financiadoras da iniciativa, que também participaram do encontro, se colocaram à disposição para apoiar eventos e contribuir com a disseminação das ações.

“O encontro evidenciou que a integração entre OAB-GO, suas comissões e o Pacto Global pode transformar a cultura do agronegócio em Goiás, promovendo ética, responsabilidade social e compliance, e oferecendo ferramentas práticas para que advogados, empresas e sociedade civil atuem de forma conjunta”, acrescentou Bruna.