OAB-GO e Casag apoiam a caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas

01/12/2022 Campanha, Notícias

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), por meio das comissões da Mulher Advogada (CMA) e de Direitos Humanos (CDH), e em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (CASAG), apoiam a realização da 2ª Caminhada Pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas, ação promovida pelo Grupo Mulheres do Brasil, a ser realizada no próximo domingo (04/12), a partir das 08h30, com concentração no parque Vaca Brava, em Goiânia.

Clique aqui para se inscrever

Voltada para a garantia dos direitos das mulheres, a caminhada integra os “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, uma campanha internacional de combate à violência contra as mulheres e meninas. No Brasil, a mobilização dura 21 dias, que se iniciou no Dia Nacional da Consciência Negra, considerando que as mulheres negras são as maiores vítimas da violência, e se encerra no próximo dia 10 de dezembro, no Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A presidente da CDH e coordenadora de políticas públicas do Grupo, Larissa Junqueira Bareato ressalta que o enfrentamento à violência contra as mulheres é uma das causas prioritárias da comissão. “A caminhada pelo fim da violência contra mulheres e meninas promovido pelo Grupo Mulheres do Brasil será realizado em diversos estados e países, concomitantemente, onde são constituídos os núcleos e em Goiânia a OAB está apoiando e incentivando a participação de toda a advocacia, tal qual ocorrido em 2019, para que juntos possamos chamar a atenção para a união entre as pessoas e reforçarmos a importância desta pauta”, prevê.

A presidente da CMA, Fabíola Ariadne, convida a todos e todas para participar da marcha. “A intenção é que juntos possamos sensibilizar a sociedade sobre a importância do combate e eliminação de todos os tipos de violência e fazer um alerta sobre o aumento dos índices. Esse tipo de ação é importante para dar um alerta preventivo e mostrar que estamos e seguimos atentas”, destacou.

Segundo o presidente da Casag, Jacó Coelho, a participação da sociedade é muito importante para que se somem forças para exigir medidas efetivas para o combate à violência. “Trago aqui o compromisso da Casag de sermos a casa de acolhimento, de cuidado e de defesa de todas e de todos vocês. Trabalhamos pela promoção da cidadania, da igualdade e da inclusão. Rechaçamos absolutamente todas as formas de violência. Ao patrocinar este evento, queremos deixar explícito nosso pacto pelo fim da violência contra a mulher. É mais que um dever. É nossa obrigação atuarmos pela paz”, comprometeu-se.

A violência em números 

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), nos seis primeiros meses deste ano, 100 mulheres foram vítimas de violência doméstica por dia, sendo um feminicídio a cada 5 dias e uma mulher estuprada a cada 32 horas. Em relação ao mesmo período de 2021, o crime de feminicídio aumentou 25% e estupro 12,5%. Crimes contra a honra, calúnia, difamação e injúria aumentaram 2,5%.

Segundo Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil, será uma grande mobilização que colocará nas ruas a voz de todas as pessoas, pedindo um basta aos índices vergonhosos da violência contra as mulheres. “Não podemos mais aceitar que uma mulher seja morta a cada duas horas e que haja um estupro a cada 11 minutos. Temos que mudar essa realidade urgente, é a união de todos e todas por uma causa global”, afirmou.

Sobre o Grupo Mulheres do Brasil

Composto por mais de 108 mil mulheres oriundas de vários segmentos, organizadas em núcleos espalhados em todo o Brasil e em algumas partes do mundo, o grupo tem como propósito construir um país melhor a partir do protagonismo feminino. Essa ação envolve os 155 núcleos do Grupo, sendo 112 em todo o país e 43 no exterior.

Uma das líderes do Grupo Mulheres do Brasil/Núcleo Goiânia, Sandra Méndez, acredita que é um momento de unir forças e avançar na questão. “Já tivemos grandes avanços com a Lei Maria da Penha e as delegacias da mulher, mas ainda temos muito a fazer para garantir uma assistência adequada às vítimas de violência, lutando por legislações favoráveis às mulheres, acolhendo e socorrendo as vítimas, encorajando-as nas denúncias”, destaca.

SERVIÇO: CAMINHADA PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E MENINAS
📆  Data: 4 de dezembro (domingo)
⏱️  Horário: 08:30h (distribuição gratuita de camisetas aos 150 inscritos pelo Sympla)
📍  Concentração: Parque Vaca Brava, na T-3, quase em frente ao Antigo Kabana’s
✏️  Inscrições: Site da plataforma Sympla / O link também pode ser acessado na Bio do Instagram: @grupomulheresdobrasilgo
☎️  Contato: Sandra Méndez (62) 98138-6961

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×