OAB-GO distribui Cartilhas do Movimento Eleições Limpas no Terminal Isidória

03/10/2014 Eleições, Notícias
Mais uma ação do Movimento Eleições Limpas foi realizada, nesta sexta-feira (3), no Terminal Isidória. Foram distribuídas cartilhas sobre a campanha para as pessoas que estavam no local. O material traz de forma simples e acessível informações sobre as normas que disciplinam o pleito de 2014, de acordo com a legislação eleitoral. 
Segundo o coordenador da ação, Flávio Buonaduce Borges, este é o momento de ir às ruas com o intuito de levar informação para mais eleitores. "O objetivo dessa abordagem direta é informar sobre legislação eleitoral e, com isso, provocar no cidadão uma postura crítica a respeito da conduta dos candidatos".
Para a telefonista, Rute Bezerra de Moura, a Cartilha da Ordem é muito apropriada. "Com esta ação a gente pode fiscalizar e denunciar se notar algo ilegal, ou seja, é uma maneira de instruir os eleitores. É um direito do cidadão fiscalizar e saber o que os candidatos pode ou não fazer", comentou.
De acordo com o auxiliar de escritório, Tiago Alves, é importante esta ação da OAB-GO. "Muitas vezes os eleitores veem coisas ilegais, mas não sabem identificar. Esta atitude é muito boa para orientar os cidadãos, pois assim poderemos denunciar abusos e os candidatos envolvidos poderão ser punidos", afirmou.
A ação no Terminal contou com apoio de membros da Seccional e da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag). O Movimento Eleições Limpas recebe amplo apoio de diversas entidades, tais como: Sindicato do Comércio Varejista do Estado de Goiás (Sindilojas), Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), a Associação Comercial e Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Denúncias
O projeto conta com o telefone 0800-642-2210, e-mail [email protected] e o hotsite www.eleicoeslimpas.com.br por meio dos quais o eleitor pode tirar dúvidas básicas ou denunciar anonimamente atitudes ilícitas supostamente praticadas por candidatos de todo o Estado. As informações recebidas pela OAB-GO serão encaminhadas às autoridades competentes para fiscalização: Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Ministério Público Federal. 
"O eleitor é protagonista das eleições e queremos que ele saiba do poder de seu voto, além de conscientizar a população de seus direitos e esclarecer sobre as condutas consideradas ilícitas", ressalta o coordenador do Movimento.
Segundo o presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, o movimento tem como missão fortalecer a democracia. "Este movimento é mais uma contribuição da OAB-GO com o estado democrático de Direito, com a democracia. Nós vemos muitas vezes uma descrença do cidadão diante de tantos escândalos políticos, mas precisamos despertar nele a consciência de que ele é o dono do processo. Se a sociedade se unir, as mudanças ocorrerão", destaca.
Uma versão eletrônica da cartilha também está disponível no site da Seccional. O instrumento de informação foi idealizado com o objetivo de levar conhecimento aos eleitores e contém as normas que disciplinam o pleito de 2014, de acordo com a legislação eleitoral.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×