OAB-GO defende reforma política durante debate

O vice-presidente da OAB-GO, Antônio Carlos Monteiro da Silva, representou o presidente Enil Henrique de Souza Filho na Sessão Especial – Fórum de debates sobre o projeto da Reforma Política e entrega do Título de Cidadão Goiano, proposto por meio do deputado estadual Luis Cesar Bueno, na manhã desta sexta-feira (8), na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Na oportunidade, o presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho foi homenageado com o Título de Cidadão Goiano.

 

Após cumprimentar todos da mesa, as autoridades, os advogados e as advogadas, o vice-presidente Antônio Carlos desejou Feliz Dia das Mães às presentes e ressaltou a importância do evento. "A OAB-GO enquanto entidade que defende o interesse da sociedade, parabeniza pela iniciativa de se trazer o expoente da advocacia nacional para discutir este tema. Enquanto representante da seccional de Goiás, estamos juntos na campanha corrente no Estado e no País, presidida pelo presidente Marcus Vinícius no combate à corrupção", enfatizou e finalizou: "Temos que alijar da nossa cultura este câncer da corrupção que assola as famílias mais carentes, o País e a sociedade. Precisamos buscar honestidade e a valorização das pessoas. Em nome do presidente Enil Henrique, trago um abraço para todos os advogados do Estado de Goiás e desejo que esta reforma seja a mais salutar de todas e que seja implementada rapidamente", concluiu. 

 

O conselheiro seccional da OAB-GO, Eliomar Pires, agradeceu o deputado Luis Cesar por ter proporcionado o debate, destacou a importância dele e exemplificou o empenho da subseção de Jataí que aderiu à campanha de combate à corrupção recolhendo assinaturas. "A presidente da subseção de Jataí vai entregar mais de 3 mil assinaturas em defesa da proposta da OAB no combate à corrupção. A Assembleia dá o exemplo e não tenho dúvida de que o novo goiano que preside o Conselho Federal vai conseguir contaminar os outros estados em atividades como esta", ressaltou. 

 

O presidente do CFOAB discorreu sobre as propostas de reforma política defendidas pela Ordem dos Advogados do Brasil e reforçou quanto ao voto: "o voto obrigatório deve permanecer. E o fato dele ser obrigatório não retira a sua nobreza", afirmou. Quanto às coligações partidárias, Marcus explicou que o seu fim depende de emenda constitucional. "Defendo que as coligações não sejam feitas por interesses e tempos de televisão. Se as coligações forem feitas por ideias, já será um avanço", explicou. 

 

Conforme Marcus, "o mais importante é a defesa do sistema proporcional, seja ele de que modelo for para que as forças mínimas da sociedade tenham uma representação no congresso nacional." No que diz respeito ao voto distrital puro, Marcus foi enfático: "somos contra o voto distrital puro porque é praticamente impróprio implantar-se voto distrital em municípios. O deputado federal deve se ocupar das grandes bandeiras do país. Queremos um Congresso que não se discuta interesses dos municípios. Se ele defende apenas os do seu município ele estará fazendo o trabalho do vereador", argumentou. O presidente do CFOAB finalizou defendendo o fim do investimento empresarial de candidatos dos partidos. "Nós não queremos que o eleito preste contas ao financiador de campanhas e a população também não quer isto", finalizou.


Título de Cidadão Goiano


O deputado estadual, Luis Cesar Bueno destacou que a entrega do Título de Cidadão Goiano nesta sessão especial ao presidente do CFOAB é uma honra. "A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás sente-se honrada em conceder ao presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil o Título de Cidadão Goiano, propositura aprovada pela unanimidade dos parlamentares desta casa", afirmou. 

 

De acordo com Marcus Vinícius, o título é uma honra que ele jamais imaginou receber. "No meu melhor sonho jamais imaginei ser detentor de uma lei que, de algum modo, contivesse o meu nome nela. E, ao ver que temos a Lei 18.688 de 13/12/2014 aprovada pela assembleia para outorgar este título de cidadão goiano, é de fato algo inimaginável para mim. É uma realização pessoal e institucional. Recebo este título com grande alegria, que é uma nobre honraria a poucos permitida", reforçou. 

 

Marcus falou da satifação com a honraria. "São eternos os meus votos de agradecimento por receber esta homenagem e ser elevado ao posto de cidadão goiano, ao lado dos amigos, pelos quais tenho admiração e respeito. Aumenta a minha responsabilidade de defender as aspirações, as reivindicações e as pretensões do Estado de Goiás, da população goiana. Contem, portanto com mais este cidadão que irá defender, no plano nacional, na medida das minhas possibilidades, as lutas necessárias para o engrandecimento do Estado de Goiás", destacou. 

 

Compuseram a mesa diretiva: o deputado estadual no exercício da presidência, Luis Cesar Bueno; o procurador geral do Estado de Goiás representando o Governador Marconi Perillo, Alexandre Eduardo Felipe Tocantins; o presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho; o controlador geral do município representando o prefeito de Goiânia, Edilberto Dias; o deputado federal, Rubens Otoni; o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Anselmo Pereira; o reitor da UFG, Orlando Afonso Valle do Amaral; o reitor do Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera, Joveny Sebastião Cândido de Oliveira; o vice-presidente da OAB-GO, Antônio Carlos Monteiro da Silva; o presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, Marcello Terto; o conselheiro seccional da OAB-GO e secretário-geral da Associação dos Advogados Trabalhistas, Eliomar Pires; assessora parlamentar representando o senador Wilder Morais, Nevilla Palmeron. 

 

(Texto: Denise Rasmussen – Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO)

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×