As principais dificuldades enfrentadas pelas advogadas e advogados goianos no cotidiano profissional foram temas de discussão ontem, 26, durante sessão extraordinária realizada pela diretoria e conselho seccional da OAB-GO. A reunião foi marcada especificamente para tratar das sugestões da Seccional para o planejamento estratégico deste biênio do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, a pedido do presidente do Tribunal, José Lenar de Melo Bandeira. “É uma excelente oportunidade para a advocacia goiana manifestar suas insatisfações e propostas de melhorias para o funcionamento e o atendimento dispensado ao advogado e à sociedade pelo TJ e pelos Foros das Comarcas de Goiânia e do interior”, destacou o presidente da OAB-GO, Miguel Ângelo Cançado.
Com o objetivo de sistematizar a redação e organização das propostas que serão encaminhadas ao TJ, o conselho seccional optou por criar uma comissão integrada pelos conselheiros Carlos Barta Fonseca e Júlio César Machado. A comissão finalizará o documento com as propostas, que serão apreciadas pela diretoria e, em seguida, divulgadas no site da OAB-GO.
A sessão discutiu e deliberou sobre sugestões levantadas por todos os conselheiros seccionais, além de oportunizar manifestações de todos os presentes. Entre as principais reivindicações, estão mudanças efetivas no atendimento dos advogados pelos serventuários da justiça, melhorias na estrutura física dos Foros do Estado, medidas que visam dar mais agilidade ao andamento processual e que facilitam o trabalho dos advogados, além da conscientização dos magistrados e serventuários acerca dos direitos e prerrogativas da advocacia.
Os conselheiros seccionais compareceram em sua grande maioria, além disso, a entidade foi prestigiada com a presença do conselheiro federal, Daylton Anchieta; do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (Casag), Jaime José dos Santos; dos presidentes das Subseções de Anicuns, Danilo Rios, de Morrinhos, José Divino, de Aparecida de Goiânia, Walter Araújo, de Rio Verde, Lauro Emrich Campos; dos presidentes das comissões de Direitos e Prerrogativas, Douglas Dalto Messora, da Advocacia Jovem, Otávio Forte, de Direito Digital e Informática, Eduardo Kruel; e de Exame de Ordem, Eládio Amorim Mesquita. Também participaram das discussões o procurador-geral do Estado de Goiás, João Furtado, advogadas e advogados.
Para o presidente da Seccional, o elevado número de pessoas presentes na sessão revela a credibilidade da entidade e o empenho da OAB-GO em trabalhar por melhorias para a categoria e para a sociedade. “É satisfatório presidir uma sessão tão prestigiada, isso demonstra a seriedade da entidade no trato de questões de interesse da advocacia e dos goianienses”, enfatiza Cançado.
A iniciativa da Seccional recebeu elogios dos presentes:
“Faço questão de parabenizar a OAB-GO pela iniciativa de se reunir exclusivamente para tratar de melhorias não só para a categoria, mas também para o jurisdicionado”.
João Furtado procurador-geral do Estado de Goiás
“Foi a primeira vez que participei de uma sessão plenária do Conselho da OAB-GO e fiquei admirado com a seriedade do trabalho da entidade. As sugestões e discussões aqui colocadas são de grande valor para a advocacia do Estado”.
Francisco Gomes de Oliveira advogado
27/03 15h10