OAB-GO cria sua Comissão da Verdade

O Conselho Seccional da OAB-GO criou nesta quarta-feira (5) a Comissão da Verdade, que tem por finalidade apurar violações aos Direitos Humanos ocorridas no Estado de Goiás entre 1946 e 1988, com destaque para o período da Ditadura Militar (1964-1985).
O presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, empossou como presidente da comissão o advogado Egmar José de Oliveira, que é conselheiro vice-presidente da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça. A iniciativa ganhou reconhecimento de diversos militantes no combate à ditadura e perseguidos políticos, entre eles o ex-deputado estadual Tarzan de Castro, o professor Marcantônio Dela Corte, o ex-deputado federal Aldo Arantes e o vereador Fábio Tokarski, além da ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Delaíde Miranda e do secretário de Estado da Casa Civil, Vilmar Rocha.
“Temos o dever de realizar o imenso trabalho de resgate de nossa história. Goiás tem 15 desaparecidos em solo goiano. É um dos estados que teve intervenção federal do governo militar no governo do Estado, na prefeitura da capital e até no Judiciário e no Ministério Público”, destaca Egmar de Oliveira.
A comissão da OAB-GO vai contribuir com os trabalhos do governo federal, que instalou em maio deste ano sua Comissão da Verdade já com previsão de realizar parcerias com a sociedade civil.
A proposta de Oliveira é montar uma comissão enxuta, ágil e com um cronograma de trabalho voltado a três eixos principais: advogados membros do Ministério Público e magistrados perseguidos; atenção especial ao movimento de Trombas e Formoso; perseguições na Universidade Federal de Goiás (UFG), com expulsão de professores – entre eles Bernardo Élis – e de alunos – como o estudante de Direito Gilberto Franco, então presidente do DCE.
Humanização
“Isso precisa vir à tona, essa história precisa ser contada. Vamos compartilhar informações com a Comissão de Anistia. É precisa humanizar esse período da história, dar rosto aos algozes e às vítimas da ditadura”, afirmou Tibúrcio.
“Vamos coletar documentos, montar um acervo que me permitirá entregar ao senhor um relatório circunstanciado da violação dos Direitos Humanos no Estado de Goiás. Agradeço seu singelo gesto. É uma demonstração inequívoca de que a OAB é aberta à sociedade e à defesa dos direitos humanos”, finalizou Egmar de Oliveira.
Também estiveram presentes à sessão o vice-presidente da OAB-GO, Sebastião Macalé, o secretário-geral, Flávio Buonaduce Borges, a secretária-geral-adjunta, Maria Lucila Ribeiro, e o diretor-tesoureiro da OAB-GO, Enil Henrique de Souza Filho. Ex-presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Macalé também atuou na defesa dos Direitos Humanos e dos perseguidos políticos durante a Ditadura Militar.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO