A campanha Conciliar é legal foi um dos temas discutidos ontem, 02, pela diretoria e o conselho seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de Goiás. A coordenadora do Movimento Nacional de Conciliação no Tribunal de Justiça do Estado, juíza Doraci Lamar Rosa da Silva Andrade, apresentou a proposta do programa na sessão plenária da OAB-GO.
Iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a campanha tem como objetivo desafogar o Poder Judiciário, além de disseminar a cultura da pacificação social com a solução de conflitos por meio de procedimentos informais e simplificados. E para que estes fins sejam alcançados, a juíza Doraci Lamar julga imprescindível a participação da advocacia goiana. Cada um de vocês é indispensável para o sucesso do Movimento de Conciliação. A parceria da OAB-GO é essencial para o trabalho de conscientização da sociedade e também para a divulgação dos benefícios da conciliação.
Para complementar a apresentação do tema, a coordenadora da campanha em Goiás citou um trecho do pronunciamento da ministra Ellen Gracie, presidente do STF, durante o lançamento do Movimento pela Conciliação, em Brasília, no dia 23 de agosto de 2006: A conciliação é o caminho para a construção de uma convivência mais pacífica. O entendimento entre as partes é sempre a melhor forma para que a Justiça prevaleça. O objetivo é uma sociedade capaz de enfrentar suas controvérsias de modo menos litigioso, valendo-se da conciliação, orientada por pessoas qualificadas, para diminuir o tempo na busca da solução de conflitos e reduzir o número de processos, contribuindo, assim, para o alcance da paz social.
O presidente da OAB-GO, Miguel Ângelo Cançado, informou a todos os presentes que a entidade será parceira do Movimento Nacional de Conciliação. Disse ainda que será criada, em breve, uma comissão permanente para tratar do programa. Com certeza a advocacia goiana não pode estar fora deste projeto, conclui o presidente.
03/05 10h06