Recorde de público. Mais de 4 mil pessoas participaram da primeira edição dos Jogos Abertos da Advocacia realizado no sábado, no Centro de Cultura, Esporte e Lazer da OAB-GO. O movimento superou a expectativa inicial. Nenhum incidente foi registrado durante o evento. Atletas e convidados começaram a chegar ao clube logo cedo, antes mesmo da abertura oficial, marcada para 9 da manhã. Equipes de segurança ajudaram a monitorar o trânsito dentro do clube. Uma estrutura especial foi montada pelo presidente da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer, conselheiro Sebastião Macalé, e pelo administrador do clube, Paulo Lopes, para receber inscritos e desportistas. Foram arrecadados 4 toneladas de alimentos, que serão doados a entidades carentes.
O evento foi aberto pelo presidente da OAB-GO, Miguel Ângelo Cançado, pelo conselheiro Sebastião Macalé, integrantes da diretoria, conselheiros e membros da Casag. Macalé lembrou que somente a seccional goiana tem um espaço com as características do CEL destinado ao lazer da categoria. Nossa categoria, em Goiás, optou por um trabalho sério, de eficiência, e que resultou em benefícios como este clube, disse. Esta administração trabalha pelas prerrogativas profissionais, mas não descuida de garantir o bem-estar, a saúde, a cultura e o lazer, aproveitando este centro para promoção e realização de eventos para entreter a categoria e seus familiares.
Para Miguel Cançado a grandeza do CEL, espaço elogiado por quem o conhece, fala por si só. Por isto celebramos aqui a data que é voltada para os advogados, explicou. O texto constitucional ressalta a importância de cada um de vocês, advogados e por isto trabalhamos para ampliar ainda mais a linha de serviços oferecida, disse o presidente ao falar sobre o Protocolo Integrado para Juizados Especiais que começa a funcionar no Centro de Serviços esta semana. O presidente agradeceu à equipe de funcionários que trabalhou para a realização dos Jogos Abertos da Advocacia e à Polícia Militar, cuja banda sempre se apresenta nas aberturas.
Participação de conselheiros
Conselheiros, diretores, presidentes de subseções e milhares de advogados prestigiaram a festa que reuniu 17 modalidades esportivas e a 2ª Cavalgada, que teve à frente o vice-presidente da OAB-GO, Marco Antônio Caldas. Os conselheiros Murillo Macedo Lobo, presidente da Comissão de Seleção e das Sociedades de Advogados, e Celso Benjamin, presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas, destacaram a importância do evento como fator para unir a classe e os familiares. Na opinião do conselheiro Carlos Barta, que sempre participa dos eventos esportivos na modalidade de ciclismo, o esporte é uma opção que o cidadão tem de melhorar o físico e conciliar o espírito para as dificuldades da profissão e este conselho seccional é preocupado com isto.
O conselheiro Enil Henrique Filho, que participou do ciclismo e disputou torneio de truco, destacou a participação maciça da categoria. Esta foi uma prova de apoio a esta administração. O secretário-geral Henrique Tibúrcio apoiou. A grande participação mostra que o trabalho desta administração em defesa das prerrogativas e na promoção do lazer está sendo aprovado. O conselheiro Alexandre Magno Guerra Marques afirmou que a advocacia tem olhos para o desporto de um modo em geral. Além de propiciar uma boa infra-estrutura para a prática esportiva, a atual administração atende aos admiradores de várias modalidades.
Subseções
A subseção de Rio Verde esteve presente ativamente nas competições de futebol. Três times do município jogaram no sábado. Aumentamos o número de atletas de Rio Verde: de 28 que participaram da Copa Integração fomos para 35 nestes Jogos Abertos, disse o presidente da subseção, Manoel Araújo. Os presidentes das subseções de Aparecida de Goiânia, Walter de Araújo, de Caldas Novas, Amiral Castro Coelho, e de Morrinhos, Izaías Martins Costa, também marcaram presença.
Modalidades e parcerias
Para a realização das 17 modalidades esportivas a OAB-GO contou com várias parcerias. Uma delas foi com a academia Athletics. Um dos proprietários, Marcos Santana Borges, destacou que o projeto em parceria com o CEL da OAB-GO é realizado há dois anos. A estrutura do CEL é excelente e os profissionais são competentes, elogiou. A oportunidade que temos de trazer nossos clientes para cá é única. Marcos quer firmar novas parcerias para que atividades esportivas da academia sejam realizadas mais vezes ao ano e não só durante os eventos esportivos do CEL. Fazer ginástica em um lugar de visual bonito como este clube é muito prazeroso.
Luciano Costa, dono da Reality Imobiliária Internacional, patrocinou pela primeira vez o torneio de vôlei e explicou o motivo. É nossa política sempre dar apoio a eventos esportivos e apoiar uma entidade de credibilidade como a OAB-GO.
As várias modalidades esportivas atraíram os advogados. Competidor da modalidade de peteca, Otílio Fragelli, advogado há 25 anos, é de Anápolis e nunca deixa de participar dos eventos realizados no CEL. É importante para a confraternização dos advogados. Os dois filhos dele, um acadêmico de Direito e o outro bacharel, também integraram equipes nos Jogos Abertos da Advocacia. A organização está de parabéns.
A advogada Sandra Maria Rodrigues não competiu em nenhum torneio, mas chegou cedo no CEL e foi uma das últimas a deixar o clube. Sou uma presença constante neste clube, diz. Amigos advogados que moram em outros estados conheceram o CEL, elogiaram toda a estrutura e afirmaram que o espaço é singular no País, destaca. Agora já estou preparada para o Baile do Rubi! Não perco esta festa por nada deste mundo.