OAB-GO cobra transparência na relação de cartórios com advogados

10/07/2012 Notícias, Reunião

O presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, se reuniu, nesta segunda-feira (9), com a corregedora-geral da Justiça de Goiás, desembargadora Beatriz Figueiredo Franco, para discutir o atendimento oferecido ao cidadão em cartórios extra-judiciais no interior do Estado. A reunião, realizada no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, também contou com a presença do secretário-geral da OAB-GO, Flávio Buonaduce Borges.

A seccional tem recebido denúncias de que cartórios indicam o advogado que deve ser contratado pelo cliente que procura serviços tais como divórcio consensual e inventários. Existem casos em que o próprio cartório realiza os serviços advocatícios.

"Basta verificar que em algumas comarcas um só advogado responde por todos os inventários e divórcios consensuais. Isso fere a relação de confiança entre advogado e cliente, que muitas vezes nem sabe que tem direito de escolher o profissional que quer contratar", afirma Tibúrcio.

Na reunião, o presidente da seccional apresentou exemplo de Itumbiara, onde, por meio de TAC com o Ministério Público, o cartório passou a apresentar aos clientes uma lista dos advogados que podem ser contratados. Qualquer profissional da comarca pode se apresentar e se inscrever na lista.                                                     

“Nós visitamos todas as subseções e esta é uma reclamação recorrente”, afirmou Tibúrcio. A corregedora-geral mostrou-se preocupada com as questões expostas e pediu que a OAB-GO formalize o pedido enviando-lhe um expediente. A partir disso, Beatriz Figueiredo Franco se comprometeu a buscar uma solução para o problema.

Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×