OAB-GO APOIA MOVIMENTO PELA DEFESA DA LÍNGUA PORTUGUESA NO CNU

06/02/2024 Conselho Seccional

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Goiás (OAB-GO) manifestou seu apoio ao Movimento pela Defesa da Língua Portuguesa no Concurso Nacional Unificado (CNU). O conselheiro seccional e decano da Ordem em Goiás, Carlos André, leu a carta aberta sobre o tema durante a sessão plenária, realizada no dia 5 de fevereiro.

CLIQUE AQUI E VEJA A CARTA NA ÍNTEGRA

O presidente da OAB-GO, Rafael Lara, acatou prontamente o pedido de apoio, ressaltando a importância da defesa da língua portuguesa no certame. O texto sublinha a inquietação diante da exclusão da disciplina de sete dos oito editais do CNU, considerado o maior processo seletivo já realizado no âmbito do Governo Federal do Brasil.

Segundo Carlos André, a OAB é a casa da cidadania, que tem por finalidade a defesa da Constituição e do aperfeiçoamento da cultura da República. Desta forma, a ausência da Língua Portuguesa no maior concurso da história do país é altamente prejudicial à cultura e, consequentemente, à qualidade comunicacional dos futuros servidores públicos brasileiros.

“A OAB deve liderar, por meio de diálogo com as autoridades competentes e por meio de ações, estratégias que visem a corrigir esse equívoco de política pública. A exclusão da disciplina é um retrocesso grave, que não se limita apenas à importância da necessidade de compreensão profunda da população sobre a riqueza linguística como um elemento que nos torna um só povo, mas também pela proficiência comunicativa do cidadão brasileiro”, apontou Carlos.

Carta Aberta
A carta em questão foi elaborada pela Frente Nacional pela Defesa da Língua Portuguesa, um movimento engajado na promoção e preservação do idioma nacional no cenário educacional e cultural do Brasil. Esse movimento é composto por renomados profissionais, entre eles os professores Carlos André, Rodrigo Bezerra e Fernando Pestana.

O texto ainda destaca a importância da Língua Portuguesa como símbolo da nação, conforme previsto no Art. 13 da Constituição Federal, e a ausência dessa disciplina nos editais do CNU é apontada como catalisadora de desestímulo linguístico. O documento faz um apelo às autoridades responsáveis para reverem essa decisão, ressaltando que a língua materna desempenha um papel central na promoção da unidade nacional e no fortalecimento do tecido social.

A OAB-GO reconhece os avanços para a realização do CNU, mas alerta para as implicações a longo prazo da exclusão da Língua Portuguesa, especialmente no que diz respeito à educação e à cultura.