OAB-GO antecipa pleito para o dia 19 de novembro

26/10/2009 Eleições, Notícias

As eleições da OAB-GO foram antecipadas para o dia 19 de novembro. A mudança, em decorrência do feriado municipal de 20 de novembro (Dia da Consciência Negra), foi aprovada por unanimidade em sessão extraordinária do Conselho Seccional, realizada nesta segunda-feira (26). Participaram na sessão representantes das chapas Atitude, OAB Forte, Ordem e Renovação. As chapas  Justa e Cristalina e OAB Melhor, apesar de cientificadas da reunião, não compareceram.

Na sexta-feira (23), a Comissão Eleitoral da OAB-GO havia reunido representantes das seis chapas que registraram candidatura para falar sobre o feriado de 20 de novembro, que inviabilizou as eleições nesta data, e sobre as opções possíveis, os dias 19 ou 23 de novembro. As chapas OAB Forte, Renovação e OAB Melhor optaram pelo dia 19 e as chapas Justa e Cristalina, Atitude e Ordem, pelo dia 23. Como não houve consenso, a Comissão Eleitoral entendeu por recomendar ao Conselho Seccional, que tem atribuição regimental para definir a nova data, a antecipação para o dia 19. "O objetivo é realizar uma eleição transparente, com segurança das urnas", disse o presidente da comissão ao defender a data. "Se fosse marcada para o dia 23, haveria custo extra para a OAB-GO".

Durante a sessão, os advogados Aures Rosa do Espírito Santo, representante da chapa Atitude, e Eduardo Scartezini, da chapa Ordem, defenderam o adiamento das eleições para o dia 23 de novembro. "Neste caso, não haveria qualquer questionamento sobre o prazo de 30 dias após o encerramento do registro das chapas", alegou Aures Rosa, que foi acompanhado por Eduardo Scartezini.

"A antecipação para o dia 19 não vai trazer nenhum prejuízo nem trazer qualquer ilegalidade ao pleito", explicou o advogado Júlio Meireles, representante da chapa OAB Forte. "A antecipação para o dia 19 está absolutamente dentro do contexto legal", destacou Alexandre Abreu, representante da chapa Renovação. "Teremos apoio irrestrito de todo corpo técnico do Tribunal Regional Eleitoral e melhores condições logísticas". Alexandre Abreu ainda elogiou o Conselho Seccional pela transparência na condução do processo eleitoral. "Tão logo terminou o prazo de registro das chapas, a OAB-GO já havia disponibilizado no site a lista de todos os candidatos", argumentou.

Os conselheiros seccionais Paulo Gonçalves, Flávio Buonaduce Borges e Carlos Barta se manifestaram a favor do dia 19.  Ao final da sessão, o Conselho Seccional aprovou, por unanimidade, a antecipação das eleições para o dia 19 de novembro. As demais disposições contidas no Edital de Convocação para as eleições ficam ratificadas.