Dos 20.840 advogados ativos inscritos na OAB-GO, 6.614 ainda não têm o novo cartão de identidade profissional, ou seja, 31,74%. Como o documento antigo venceu em janeiro de 2009, esses profissionais devem solicitar o modelo atual o mais rápido possível para evitar problemas no exercício da advocacia. Além disso, o novo cartão, que contém um chip em que pode ser inserido o certificado digital do advogado, é fundamental para o acesso ao processo eletrônico.
"A desmaterialização do processo judicial é uma realidade e está sendo implantada em diversos órgãos do Poder Judiciário. A OAB dispõe para seus inscritos em todo o território nacional a certificação digital, que é gravada no chip do cartão do advogado. Tal ferramenta é necessária para a prática do peticionamento e outros atos com o uso do documento eletrônico. Por essa razão, é extremamente necessário que o advogado substitua o seu cartão antigo pelo modelo atual", argumenta o presidente da Comissão de Seleção e das Sociedades de Advogados da OAB-GO, Julio Cesar Meirelles.
Os interessados em providenciar o novo cartão de identidade profissional precisam entregar, na sede administrativa da Seccional ou nas subseções, das 8 às 18 horas, o requerimento para renovação do cartão preenchido, que pode ser obtido no portal da OAB-GO ou nos próprios locais de solicitação do documento; comprovante de pagamento da taxa de 35 reais; uma foto 3X4 (recente, em foco, sem data, com fundo branco e em trajes formais de cores escuras); e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Título de Eleitor, Certificado de Reservista (no caso de homens até 45 anos); e certidão expedida pela repartição constando cargo e função (quando o requerente for servidor público).