(Matéria publicada no jornal OPopular deste sábado, 25 )
Miguel Cançado foi reeleito presidente da entidade para os próximos 3 anos, com 59,53% dos votos
A chapa OAB Forte, liderada por Miguel Cançado, candidato à reeleição, foi novamente a grande vitoriosa das eleições para Secional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO). Pela quinta vez consecutiva, o grupo de situação consegue a maioria dos votos dos advogados goianos e vai se manter à frente da entidade pelos próximos três anos. Às 21 horas, quando já haviam sido apuradas 99,07% das urnas no Estado, a OAB Forte totalizava 5.761 votos – 59,53% – contra 3.916 da chapa Renovação, de oposição (40,47%).
As comemorações da chapa OAB Forte tiveram início ontem antes das 18 horas, quando confirmada a vitória em Goiânia. É que no interior, segundo Miguel Cançado, o grupo tinha certeza de uma votação expressiva, devido ao trabalho constante realizado com os advogados em todas as 37 subseções da OAB-GO. Dos 12.203 profissionais aptos a votar (em dia com a anuidade), até as 21 horas, quando só restava 0,93% dos votos para serem apurados – no interior, a eleição foi manual em algumas subseções menores -, o número total de eleitores que compareceram era de 9.677, ou seja, pelo menos 2,4 mil advogados não votaram para escolher a diretoria e o Conselho que administrará a entidade. Só em Goiânia a abstenção chegou a quase 1,5 mil.
A OAB Forte teve na capital 3.706 votos, contra 2.845 da chapa Renovação, liderada por Leon Deniz. Em Anápolis, foram 356 votos para Cançado e 237 para a oposição. Nas duas cidades e nos municípios com maior número de advogados, a votação foi eletrônica, o que permitiu o resultado rápido.
Apesar da grande movimentação de candidatos, apoiadores e cabos eleitorais durante todo o dia, com barracas das duas chapas próximas do local de votação em Goiânia, servindo água, refrigerante, salgadinhos, pipoca, cachorro-quente e até almoço para os que desejassem, às 14h30 já se sabia que seria grande a abstenção
O prefeito de Goiânia Iris Rezende, que é advogado, votou às 15h30. Questionado pela imprensa sobre o voto, preferiu não declará-lo publicamente, embora tenha tecido elogios à atual administração.
Serviços
Miguel Cançado atribui a vitória de sua chapa ao projeto OAB Forte, que, segundo ele, é voltado para o advogado com a prestação de serviços e fortalecimento da categoria. Satisfeito com os praticamente 60% dos votos, o presidente reeleito salientou que o advogado em Goiás tem respondido positivamente à mensagem da entidade e percebido que o trabalho desenvolvido é sério e duradouro, feito com respeito ao profissional.
Quanto ao processo eleitoral, acredita que foi importante a limitação de gastos imposta a todas as secionais pelo Conselho Federal da OAB. Hoje é que vejo como veio ajudar a limitação de propaganda, referindo-se à redução das despesas em relação à última campanha, que teve peças publicitárias na televisão, rádio e outdoor. Embora não tenha citado cifras, Miguel deixou claro que a campanha atual não chegou a um quarto do que foi gasto em 2002.
25/11 – 10h13