A OAB-GO e o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) realizam, nesta quinta-feira (10), o Seminário Estadual de Prestação de Contas de Campanhas Eleitorais. Presente no evento, o vice-presidente da seccional, Sebastião Macalé, afirmou que a OAB se sente feliz de ter uma parceria com o CRC. "A Ordem há muitos anos deixou de ser uma instituição congregadora da advocacia para se transformar em patrimônio da sociedade brasileira. Temos uma história que se confunde com a própria história do Brasil".
O presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, ressaltou que na prestação de contas se faz necessária a constituição do advogado para a concretização do processo. "Uma prestação de contas bem feita demonstra a transparência e a preocupação do candidato em aprender a legislação eleitoral".
Elione afirmou, também, que o rigor exigido nas eleições de 2014 aponta para uma responsabilidade conjunta, entre o candidato, o profissional de contabilidade, o advogado e o cidadão. "Cada um com sua função para colaborar com uma campanha mais transparente e consequentemente uma gestão mais eficaz". O presidente do CRC finalizou dizendo que se coloca a disposição para que em parceria com a Ordem e o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás possam levar este seminário para outras cidades do estado.
Palestra
O secretário-geral da seccional, Julio Cesar Meireles, ministrou sobre os Aspectos Legais das Eleições de 2014. "Em meu escritório a primeira coisa que indico para um candidato é contratar um contador. Porque ele tem a intimidade com os números, os dados e as técnicas. O trabalho dele é imprescindível para o candidato".
Julio afirmou, ainda, que o candidato que quer fazer uma boa campanha tem que procurar um contador que saiba da resolução TSE nº 23.406/2014. As Providências preliminares para se candidatar, a arrecadação de recursos, os gastos de campanha e as sobras de campanha foram alguns dos assuntos tratados pelo secretário-geral durante o evento.
Presenças
O evento realizado na sede do CRC-GO contou com a presença do analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, Ricardo Tavares; do contador, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, representando o Conselho Federal de Contabilidade; da diretora da Acieg, Eliene Mendes Feitosa; do presidente do Sescon Goiás, Francisco Caninde Lopes; da presidente do Observatório Social em Goiânia, Lorena Silvério; e do presidente do Sindicato dos Contabilistas de Goiás, Everaldo Ribeiro.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO