A 11ª Sessão do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), realizada na manhã desta segunda-feira, dia 3 de novembro, foi marcada pela participação e agradecimento do advogado Augusto Ventura, recém-nomeado desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) pelo Quinto Constitucional, em vaga destinada à classe.
Apesar de não poder estar presente fisicamente por motivos pessoais, o novo desembargador fez questão de participar da sessão de forma remota para expressar sua profunda gratidão e reforçar seu compromisso com a advocacia e com a Justiça.
“Gratidão é memória do coração”
Em sua fala, Ventura rememorou a longa jornada de sete anos e meio na disputa pela vaga do Quinto Constitucional, um processo que classificou como um “chamado” e uma “vocação”. “Eu não poderia deixar de vir aqui a este Conselho e agradecer pelo apoio de cada um de vocês, pela caminhada juntos. Eu fico muito feliz que, nesse processo todo, eu tenha sido escolhido, e de fato entendo essa ida para a magistratura estadual como uma vocação, um chamado mesmo”, expressou.
Ventura fez referência a Santo Agostinho para descrever seu sentimento, citando: “Gratidão é memória do coração”. Ele agradeceu a cordialidade, lealdade e o companheirismo dos colegas conselheiros e advogados.
O desembargador eleito garantiu que, mesmo na nova função, manterá a postura cordial com os colegas. “Podem contar comigo naquilo que for preciso, e eu estarei sempre de braços abertos”, celebrou.
Luta pelas prerrogativas e valorização da advocacia
O presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, parabenizou Augusto e fez questão de destacar o compromisso que o novo desembargador deverá nutrir com a advocacia. “Desembargador Augusto Ventura, eu quero lhe dizer que V. Exª tem uma dívida com este Conselho. E a dívida que V. Exª tem com este Conselho é que, enquanto desembargador, nos ajude sempre a lutar pelas prerrogativas da advocacia, pelo respeito à democracia e pela valorização dos honorários da advocacia”, expressou Lara.
“O TJGO ganha um grande magistrado, emprestado pela advocacia, e Ventura honrará sua origem e a instituição”, finalizou o presidente da Ordem.
Reconhecimento, ética e integridade
O conselheiro seccional Arinilson Mariano, em nome de todo o Conselho, saudou o novo desembargador, enaltecendo suas qualidades e sua trajetória. Ele ainda destacou que todos os presentes acompanharam a luta de Ventura, que buscou a vaga por cerca de sete anos, sendo “sempre ético, sempre respeitoso para todos os conselhos, especialmente para aqueles que, com ele, tentavam uma das vagas”.
“Augusto é reconhecido, tanto aqui na Advocacia, quanto no Tribunal, como um homem íntegro, um pai de família exemplar, um advogado ético, competente, altivo. Por esses predicados, ele alcança o cargo de desembargador. O Conselho está alegre e muito contente com o que aconteceu e sabemos que você vai nos honrar e muito lá no Tribunal”, finalizou Arinilson.



