A Escola Superior de Advocacia (ESA), da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Goiás (OAB-GO), promoveu, juntamente com a subseção de Itumbiara, nessa quarta-feira (12) e quinta-feira (13), o I Congresso Sobre o Novo Código de Processo Civil (CPC). O evento ocorreu no Teatro Municipal Maria Pires Perillo, recebeu 350 inscritos e contou com a presença do presidente da OAB, Enil Henrique de Souza Filho; da diretora a ESA Ludmila Torres; e de palestrantes de renome no cenário nacional, como o pós-doutor em direito, Lúcio Delfino; além de outras autoridades da instituição.
No primeiro dia do Congresso, que tem por finalidade instruir os advogados sobre as mudanças estabelecidas pelo CPC, entrando em vigor em maio de 2016, foram ministradas palestras sobre “Honorários Advocatícios no Novo CPC”, essa proferida por Lúcio Delfino; e “Procedimento Comum ao Novo CPC”, com o professor universitário, João Augusto Castro.
Para Enil Filho, a realização de eventos como esse demonstra a preocupação da Ordem com a atualização e benefício profissional. “Temos lutado para que os advogados, que tiveram seu dia comemorado ontem, possam exercer a profissão com excelência”, destacou. Ele também lembrou que a atualização dos inscritos é uma das prioridades da instituição, que tem lutado bravamente, também, por outros assuntos de interesse da classe, como o reajuste e pagamento em dia da Unidade de Honorários Dativos (UHD).
Também ressaltando a importância do congresso para advogados e estudantes de Direito, Ludmila Torres enfatizou que é fundamental promover a atualização sobre esse tema, uma vez que o grande desafio da advocacia é se preparar para colocar em prática a nova medida proposta pelo Legislativo.
A estudante de direito, Mazzuze Karfan, participou do primeiro dia e aprova a iniciativa da ESA de levar o evento para Itumbiara. “Estou satisfeita com o conteúdo abordado, pois abrangeu muitos aspectos, dos quais eu tinha dúvidas no novo CPC. É muito bom que estejam ocorrendo eventos desse porte na nossa região, trazendo mais conhecimento para quem mora no sudoeste do estado”, destaca.
Também estiveram presentes na ocasião, o presidente da Subseção de Itumbiara, Marcelo Meinberg Geraige; delegado da ESA na Subseção, José Mário de Oliveira Júnior; representante da Comissão de Advocacia Jovem (CAJ), Artur Penido; os conselheiros seccionais Geraldo Augusto Mateus e Cleuber Cardoso; diretor do Foro local, juiz Roberto Neiva; e o juiz do trabalho, Radson Rangel. (Texto: Maria Amélia Saad; Assessoria de Comunicação Estratégica da OAB-GO)