A Comissão de Direito Digital e Informática (CDDI) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), em alusão ao Dia Internacional da Privacidade de Dados (28/01), chama a atenção para a importância da proteção de informações pessoais e para conscientizar as pessoas sobre como as suas informações são coletadas, usadas e compartilhadas.
Atualmente, as informações pessoais são coletadas, armazenadas e compartilhadas em uma escala sem precedentes. As empresas de tecnologia, empresas de mídia social, governos e outras organizações coletam e usam informações pessoais para diversos fins, incluindo marketing, publicidade e análise de dados. No entanto, essas informações também podem ser usadas de forma maliciosa, como para roubo de identidade, vigilância e discriminação.
O presidente da CDDI, Cristiano Moreno, alerta internautas para os riscos associados à segurança da informação. “É importante que as pessoas estejam cientes dos riscos associados à privacidade de dados e saibam como proteger suas informações pessoais. Isso inclui ser seletivo sobre quais informações compartilham online, usando senhas fortes e atualizando-as regularmente, e ficando atento aos termos de serviço e políticas de privacidade de sites e aplicativos”, orienta.
A importância da data
Cristiano Moreno enfatiza ainda que O Dia Internacional da Privacidade de Dados “é uma oportunidade para refletir sobre a importância da privacidade de dados e para tomar medidas para proteger suas informações pessoais. Ao se tornar mais consciente e ativo na proteção de sua privacidade de dados, você pode ajudar a garantir que suas informações pessoais sejam usadas de forma justa e ética”, recomenda o presidente da CDDI.