A OAB-GO, por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA), e o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), realizaram, na segunda-feira (26), a palestra As Perspectivas do Processo Eleitoral de 2014, com a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luciana Lóssio. O evento foi realizado no auditório Eli Alves Forte, na sede da seccional.
O presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, destacou a importância do tema e as qualidades da palestrante. "A ministra Luciana tem um papel destacado no TSE, mostrando que, apesar da pouca idade, já tem experiência suficiente para ocupar este cargo. O tema que será abordado aqui é de extrema importância, sobretudo nos dias atuais. Estamos falando muito em reforma política e eleitoral, as pessoas têm ido às ruas mostrar o seu descontentamento, sua insatisfação." Tibúrcio exaltou ainda a parceria entre a ESA e a EJE para a realização do evento, ressaltando a "parceria sempre profícua das duas instituições."
O vice-presidente do TRE-GO, desembargador Walter Carlos Lemes, também destacou a relevância da palestra e, em seguida, fez o lançamento da 8ª edição da Revista Jurídica Verba Legis, publicada pelo tribunal. "A revista surgiu da necessidade de divulgar o trabalho do TRE. É com muita alegria que lançamos o oitavo volume neste evento tão importante, realizado aqui na OAB-GO." Com conteúdo voltado para área eleitoral, a Revista é anual e contém entrevistas, informações e artigos diversos.
A ministra Luciana Lóssio começou a sua explanação falando sobre as pautas recentes do TSE, como a criação e fusão de partidos. "É um tema instigante. Estamos a pouco mais de um ano das eleições de 2014 e temos muitos processos para julgar. Temos as melhores perspectivas possíveis. A nossa Justiça Eleitoral é um exemplo de justiça para o Brasil e o mundo." Luciana abordou ainda questões sobre as propagandas eleitorais nas redes sociais. "Até que ponto podemos restringir e delimitar as propagandas nas redes sociais? É perigoso que a Justiça Eleitoral decida sobre tudo o que se pode ou não publicar nas redes sociais, sob o risco até de inviabilizar o seu funcionamento. Devemos dar uma diretriz para que as pessoas saibam o que fazer, o que é permitido."
Após a palestra, houve um debate com participação do conselheiro seccional e diretor-adjunto da ESA Dyogo Crosara e o procurador regional eleitoral Marcello Santiago Wolf. Dyogo destacou que o objetivo de eventos como este é fazer com que a comunidade conheça o processo eleitoral não apenas às vésperas das eleições. "O interesse da OAB-GO e do TRE é levar instrução à população, porque quanto mais informação ela possuir, mais preparados serão os eleitores."
Participaram ainda do evento o conselheiro federal da OAB Pedro Paulo Guerra de Medeiros, o secretário-geral da OAB-GO, Julio Cesar Meirelles, o diretor-geral da ESA, Flávio Buonaduce Borges, e o juiz membro do TRE Wilson Safatle Faiad.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO