O presidente da Comissão do Terceiro Setor da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Juscimar Ribeiro, participou na manhã desta terça-feira (26/09) do seminário “Governança Público-Privada”. O evento foi realizado no Auditório Costa Lima, na Assembleia Legislativa.
Por propositura do deputado Lincoln Tejota, o objetivo do evento foi em debater as principais tendências e inovações existentes nos novos modelos organizacionais da área de gestão em saúde. De acordo com Juscimar, a Ordem acompanha os mecanismos de fiscalização das parcerias, com visitas aos órgãos de controle para aferir se os mecanismos de fiscalização são eficientes.
Juscimar também afirmou que existem aspectos e resultados positivos obtidos por meio da implementação do sistema de Organização Social na gestão do Sistema de Saúde em Goiás. “Sabemos que as unidades estão bem equipadas e abastecidas com material humano e material de trabalho”, destacou.
Porém, ele criticou o chamado “ambulâncioterapia” adotado pelo Estado, mencionando a quantidade de emendas parlamentares destinadas aos municípios goianos para aquisição de ambulâncias. Conforme Juscimar Ribeiro, ambulâncias não resolverão o problema da saúde nos municípios.
“Temos que acabar com a “ambulâncioterapia”, pois precisamos de hospitais nas cidades do interior, que atuem de maneira regional. O Estado e os municípios precisam parar de serem individualistas e se juntarem para cobrar da União melhores condições de refinamento do sistema de Saúde”, enfatizou.
Na opinião de Juscimar Ribeiro, somente com o diálogo e participação de todos os envolvidos, Estado, municípios e Governo Federal, poderá amenizar os problemas e alcançar a excelência no modelo de gestão da Saúde. Assim, poderão solucionar os principais gargalos existentes, que são: defasagem na tabela de custos do SUS e equilíbrio das contas.
(Com informações da Comunicação da Assembleia Legislativa)