O lançamento “Multa Moral” mobilizou membros da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência e pessoas sensíveis às causas dos deficientes na manhã desta quarta-feira (21) em frente à entrada do Fórum, na Rua 10 do Setor Oeste. A iniciativa foi organizada pela CDPCD e tem o objetivo de chamar atenção para a necessidade de respeito às vagas exclusivas para deficientes.
O presidente da CDPCD, Hebert Batista, ressaltou que as vagas são essenciais para a mobilidade das mais de 300 mil pessoas goianas com deficiência, bem como a relevância para a inclusão social. “Queremos chamar atenção da população que se trata de vagas destinadas a pessoas com mobilidade reduzida. Ou seja, a vaga facilita o acesso aos órgãos públicos, às instalações privadas e demais dependências. Se não houver facilidade de acesso, essa pessoa não vai sair de casa”, explica.
O evento, que faz parte da campanha Setembro Verde, consistiu na distribuição de material pedagógico e orientação aos motoristas que trafegavam em frente ao Tribunal. Além disso, o motorista que fosse flagrado estacionando o carro em vaga exclusiva para deficientes poderia receber um formulário, que seria uma representação simbólica de uma multa, ou seja, uma “multa moral”.
A iniciativa foi realizada estrategicamente nesta quarta-feira (21) por se tratar do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e contou com a participação da conselheira seccional Alcimar Ramos de Paula, do secretário da comissão, Willian Veloso De Carvalho, dos integrantes da comissão Werner Da Costa Mamede, Ricardo Da Luz Nascimento, Thawane Larissa Silva, Raquel de Lima Ribeiro, Cairo Jose Guimarães, Kamila Marques De Brito Profeta, Luma Andrade do Prado, Milla Fontenelle Vargas, Desirée Citrangulo, e dos colaboradores Nayara Cristine Batista Medeiros e Alciomar Lima de Paula Júnior.
(Texto: David Martins – Estagiário da Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO)