A parceria firmada entre a OAB-GO e diversas entidades deve levar conhecimento a respeito de práticas ilegais no período eleitoral a mais cidadãos. Na semana passada a união de esforços entre a Seccional e o Sindicato do Comércio Varejista do Estado de Goiás (Sindilojas), a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), a Associação Comercial e Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) garantiu que mais eleitores fossem alcançados. As cartilhas já estão sendo entregues pessoalmente ou por meio de correio eletrônico a mais de 28 mil pessoas.
O objetivo de toda essa mobilização é levar ao conhecimento dos eleitores as normas que disciplinam o pleito de 2014. “Graças a essas parcerias o Movimento Eleições Limpas está atingindo a meta de conscientizar a população sobre a legislação eleitoral e contribuir para a preservação da lisura nas eleições”, comentou Buonaduce.
Denúncias
De acordo com o coordenador do Movimento Eleições Limpas diversas denúncias já foram recebidas pela OAB-GO e encaminhadas para as autoridades competentes. A maioria delas está relacionada à propaganda indevida e ao uso da máquina pública para autopromoção.
O Movimento Eleições Limpas, lançado no dia 20 de agosto, disponibiliza para o eleitor canais de comunicação e informação para orientar cidadãos e receber denúncias. Pelo telefone 0800-642-2210 ou pelo hotsite do movimento, o eleitor poderá tirar dúvidas básicas ou denunciar anonimamente atitudes ilícitas supostamente praticadas por candidatos de todo o Estado. As imputações recebidas pela OAB-GO serão encaminhadas às autoridades competentes, tais como Polícia Federal, Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Ministério Público.
"O eleitor é protagonista das eleições e queremos que ele saiba do poder de seu voto, além de conscientizar a população de seus direitos e esclarecer sobre as condutas consideradas ilícitas", ressalta Buonaduce.
Segundo o presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, o movimento tem como missão fortalecer a democracia. "Este movimento é mais uma contribuição da OAB-GO com o estado democrático de Direito, com a democracia. Nós vemos muitas vezes uma descrença do cidadão diante de tantos escândalos políticos, mas precisamos despertar nele a consciência de que ele é o dono do processo. Se a sociedade se unir, as mudanças ocorrerão", destaca.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO
Leia também: