Matéria publicada no Diário da Manhã desta quarta-feira, 3
Meta do presidente reeleito é ajudar na ampliação do acesso à Justiça
Reeleito para mais três anos no comando da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seção Goiás, Miguel Ângelo Cançado prestou ontem, às 21h30, o juramento de posse no Centro de Cultura, Esporte e Lazer (CEL) da entidade, em Aparecida de Goiânia. Ladeado pelo governador Alcides Rodrigues (PP), prefeito Iris Rezende (PMDB) e senador eleito Marconi Perillo (PSDB), dentre outras autoridades, ele prometeu defender as prerrogativas do advogado e a ética.
É preciso exercer a advocacia dentro de preceitos éticos, respeitando as prerrogativas. Vivemos numa sociedade em que a questão ética é hoje um grande debate, por isso fazemos campanhas freqüentes, pregando a necessidade da ética não só em nossa vida profissional, mas em todos os setores da sociedade, afirmou.
Miguel Cançado, visivelmente emocionado após dezenas de cumprimentos, disse adorar desafios e que uma das metas do segundo mandato é fazer com que o cidadão tenha acesso à Justiça sem os entraves que existem hoje. Principalmente no Poder Judiciário estadual, que precisa entregar a prestação jurisdicional como quer a sociedade e nós, advogados.
Em relação aos novos profissionais, revelou que a entidade vai inaugurar em pouco tempo escritórios compartilhados para que os recém-formados possam trabalhar e iniciar a carreira. O prédio, inaugurado em dezembro passado, fica na Rua 100, Setor Sul, próximo ao Tribunal de Justiça. Gostaria de lembrar que a OAB já faz um trabalho com advogados novos, este é apenas mais um. Todas as nossas ações são voltadas para a advocacia jovem, como os cursos de atualização oferecidos pela Escola Superior de Advocacia (ESA), o próprio CEL e suas atividades de saúde, esportes e lazer, explicou.
O governador Alcides Rodrigues, que chegou acompanhado do vice-governador Ademir Menezes e do senador eleito Marconi Perillo, ressaltou o tratamento respeitoso do Executivo com a entidade e garantiu que manterá o pagamento dos advogados dativos. Quando assumimos, em 1999, não havia cronograma de pagamento dos dativos, não existia perspectiva de receber. Isso mudou. Fizemos vários pagamentos e vamos continuar a fazê-los, declarou.
O prefeito Iris Rezende, que é advogado, lembrou que, mesmo não exercendo há vários anos a advocacia, continua pagando em dia a anunidade da OAB. Faço questão de pagar minhas anuidades, pelo respeito e sentimento de gratidão a esta instituição, que tanto me ajudou quando fui cassado pelo regime militar.
Apreço – Iris falou ainda sobre a importância da instituição. Todos nós que temos responsabilidades administrativas dispensamos apreço e respeito pela Ordem, cuja história se confunde com a história do Brasil, principalmente no que se trata de liberdade e democracia.
Miguel Cançado venceu a disputa eleitoral com o advogado Leon Deniz em novembro do ano passado. Liderando a chapa OAB Forte, ele teve 60% da preferência dos profissionais 5.721 votos. Já a chapa rival, Renovação, teve 3.889 votos. A OAB Forte venceu em todas as subseções do Estado. A eleição transcorreu em completa normalidade. Além do presidente, a categoria em Goiás escolheu também os conselheiros estaduais e federais da entidade.
Presentes O salão principal do CEL da OAB ficou lotado para a posse de Miguel Cançado e demais componentes da direção da entidade na noite de ontem. Políticos, secretários de Estado e lideranças classistas estiveram presentes, como os deputados Pedro Canedo (federal), Leandro Sena e Mara Naves (estaduais), vereador Anselmo Pereira, secretários Cairo de Freitas (Saúde), Edemundo Dias (Justiça), presidente da Celg André Luiz, procurador-geral do Estado, João Furtado, presidente da Juceg, David Coutinho, e presidente da Associação Comercial e Industrial de Goiás, Pedro Bittar.
03/01 – 8h30