Matéria publicada no jornal Hoje desta quarta, 3
Miguel Cançado tomou posse ontem para o segundo mandato na presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO). Serão mais três anos da chapa OAB Forte à frente das decisões da instituição. A festa da posse reuniu, no Centro de Cultura, Esporte e Lazer da (CEL) da OAB, nomes fortes do meio Judiciário, além de lideranças políticas, como o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), o governador Alcides Rodrigues (PP) e seu vice, Ademir Menezes (PR), além do senador eleito Marconi Perillo (PSDB) e vários secretários estaduais e municipais.
Entre os planos para este ano, destaque para a possível ação de inconstitucionalidade em relação ao aumento das custas judiciais e para a busca de uma solução para a emenda 45, que acaba com as férias forenses e institui um sistema de escala para os magistrados. Com esta emenda, apenas 30% dos juízes estão em operação, o que atrasa todo o funcionamento do Judiciário. Cançado estuda a possiblidade de adequação entre a antiga e a nova regulamentação. Vamos tentar restabelecer as férias forenses, mas que ocorram somente uma vez por ano, idealiza.
ESCRITÓRIOS
Miguel Cançado ressalta ainda a conclusão e entrega dos escritórios compartilhados. São escritórios para novos advogados, que ainda não têm escritórios próprios, diz, rebatendo as críticas de Leon Deniz, candidato da oposição que disputou a última eleição para a presidência da OAB, em novembro.
Iris Rezende compareceu ao evento, lembrando das posições independentes da Ordem frente aos problemas sociais. A história da OAB se funde com a história do Brasil moderno. Quando fui cassado pela Ditadura Militar, foi na OAB que me agarrei para exercer a advocacia. Com a Ordem dos Advogados tive liberdade de atuar e demonstrar minhas posições na tribuna, declara. O prefeito de Goiânia enfatiza também o papel fiscalizador da Ordem frente a advogados falhos em suas atuações.
Alcides Rodrigues ressaltou o histórico relacionamento do governo estadual com a Ordem dos Advogados: Nossa relação de respeito e cooperação será mantida com a presença de Miguel Cançado na presidência. O governador garantiu que vai continuar a pagar os advogados da ativa. Alcides também explicou o pacote econômico, que restringe investimentos e o pagamento dos Planos de Cargos e Salários, argumentando que o pacote contém medidas duras, mas necessárias para o funcionamento da máquina. O Estado tem de ser pequeno, não pode ser maior do que sua capacidade administrativa. Nosso compromisso é com a população de Goiás.
Discreto, o senador eleito Marconi Perillo disse apenas que a manutenção de Miguel Cançado representa a continuidade de um trabalho sério que tem sido desenvolvido na fiscalização da atuação dos advogados em Goiás.
03/01 12h