O presidente da Seccional goiana da OAB, Miguel Ângelo Cançado, prestigiou, nesta quarta-feira (19), a inauguração do prédio do Fórum da comarca de Vianópolis. A nova instalação, que contempla uma sala da OAB-GO para advogados militantes na região, foi entregue no dia do aniversário de 61 anos da cidade. O governador do Estado de Goiás, Alcides Rodrigues Filho; o desembargador-presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), Paulo Maria Teles; o conselheiro seccional Júlio César do Valle Vieira Machado, entre outras autoridades regionais, participaram do evento.
Na solenidade, o diretor do foro, juiz Chrispim Silva Araújo, que há 16 anos atua em Vianópolis, agradeceu pela conquista e falou sobre a importância de uma boa estrutura física para que haja uma prestação jurisdicional eficaz. O juiz também fez referência ao espaço destinado ao advogado. "É essencial que a OAB tenha espaço em todos os prédios do Judiciário. A Justiça não funciona sem a participação do advogado."
Em discurso durante a cerimônia, Miguel Cançado lembrou que a inauguração do novo prédio tem como destinação final a prestação jurisdicional e o atendimento ao cidadão. "Se nós advogados, que temos papel relevante nesse processo, devemos trabalhar efetivamente na busca de soluções para os conflitos e angústias dos cidadãos que buscam a Casa da Justiça, este espaço é o caminho."
A sala da OAB-GO, no Fórum de Vianópolis, vai beneficiar os 11 advogados militantes na região da delegacia, que é jurisdicionada à Subseção de Anápolis, como também os inscritos que precisarem utilizar o espaço. Para o advogado Élson Gonçalves de Oliveira, que desde 1978 atua na região, o novo prédio do fórum e a nova sala da OAB-GO, vão garantir uma melhora nas condições de trabalho. "Por estar dentro do fórum, esta sala vai possibilitar o maior congraçamento entre Judiciário e advocacia, além de servir como ponto de encontro para os advogados de Vianópolis."
O advogado José Manuel Caixeta, também estabelecido em Vianópolis, acredita que as novas instalações irão facilitar o trabalho de todos os advogados da cidade. "Já trabalhamos com um quantitativo muito grande de processos. Esse espaço é um reforço ao advogado."
Ao final da solenidade, Paulo Teles afirmou que o Judiciário goiano tem zelado pela aplicação de seus recursos judiciais, para melhor promover condições de atendimento à população via prestação jurisdicional. Ele também lembrou a parceria entre Judiciário e OAB. "Miguel, como todos os advogados do Estado, nunca negou ajuda ao Judiciário. Sempre atenderam ao primeiro chamado da Justiça", afirmou o desembargador.
A solenidade foi encerrada com discurso do governador Alcides Rodrigues, que lembrou o compromisso e os desafios da Justiça para atendimento aos anseios da sociedade.