Matéria publicada na edição deste sábado, 25, no Diário da Manhã
À frente da chapa OAB Forte, advogado obtém quase 60% dos votos
Chapa OAB Forte venceu ontem as eleições da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO). Com quase 60% de preferência da categoria em todo o Estado, a chapa, encabeçada pelo advogado Miguel Cançado, foi reeleita para o próximo triênio. A chapa Renovação, liderada por Leon Deniz Bueno da Cruz, teve pouco mais de 40% dos votos.
Segundo o presidente da comissão eleitoral da entidade, Jamar Correia Camargo, as eleições transcorreram em clima de absoluta tranqüilidade em todo o Estado. Cerca de 18 mil advogados estavam aptos a votar. Até as 19 horas de ontem, 98,5% da apuração havia sido concluída. A chapa OAB Forte tinha alcançado 59,53% da preferência dos advogados 5.721 votos. Já a chapa Renovação recebeu 3.889 votos, o que corresponde a 40,47% do total. Em Goiânia, maior colégio eleitoral do Estado, Miguel Cançado teve 3.675 votos 56,48% dos votos , enquanto Leon Deniz alcançou 2.832 votos, o que equivale a 43,52%.
A Chapa OAB Forte venceu em todas as subseções do Estado. Graças a um convênio firmado com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Ordem teve 74 urnas eletrônicas disponibilizadas para o pleito. Dessa forma, nas cidades com mais de 20 advogados foi usado o processo eletrônico, o que garantiu mais agilidade à apuração. Apenas 29 locais de votação contaram com cédulas de papel. De acordo com a comissão eleitoral da entidade, não houve incidentes e nenhuma urna apresentou defeito.
Clima de paz A votação em Goiânia começou às 8 horas e foi encerrada às 17 horas, no Centro de Serviços da OAB, na Rua 101 do Setor Sul. O clima era de festa, por parte das duas claques. Carros de som, cabos eleitorais, bandeiras, panfletos e muita animação se misturavam ao forte calor amenizado por uma chuva que caiu pouco depois das 15 horas. Apesar da tensão que dominou a campanha, com declarações agressivas de ambas as chapas, o clima ontem foi calmo e as torcidas se limitaram a gritar os nomes das chapas e agitar bandeiras durante todo o dia. O movimento causou congestionamento nas Ruas 101 e 94, no Setor Sul, e na Rua 10, no Setor Oeste.
Vitória foi gratificante
Diário da Manhã Como o senhor recebe a vitória?
Miguel Cançado Com muita alegria. Essa vitória reflete o resultado do trabalho que temos prestado. A Ordem tem buscado contribuir com a categoria e, ao mesmo tempo, falar para a sociedade, para o cidadão goiano. É muito gratificante ser reeleito nessas condições.
Dm De que forma pretende retribuir os votos agora?
Cançado Como tenho feito há mais de dez anos na Ordem: trabalhando para a categoria, servindo aos advogados goianos e não medindo esforços para cumprir as finalidades da OAB, não só em relação aos advogados, mas também em relação a toda sociedade.
Dm A que o senhor credita a vitória nas urnas?
Cançado Ao trabalho que o projeto OAB Forte tem desenvolvido
Dm Qual será a marca da gestão da OAB em Goiás para o próximo triênio?
Cançado Pretendemos continuar ampliando e consolidando as conquistas que alcançamos na nossa gestão, conforme o lema da nossa campanha, que foi bem compreendido pela categoria. A OAB sabe conciliar, em Goiás, o seu lado corporativo e o seu lado de defesa da cidadania. Por isso, somos respeitados e o resultado de hoje mostra isso.
25/11- 10h02