Miguel Cançado destaca importância da Advocacia

06/04/2006 Antiga, Notícias

         


       “Não há Advocacia forte em estados totalitários”. Esta afirmação do presidente da OAB-GO, Miguel Ângelo Cançado, abriu a palestra concedida a 450 estudantes de Direito, em Rio Verde, na terça-feira, 4. O evento foi organizado pelo Instituto Ensino Superior Rio Verde/Faculdades Objetivo. O coordenador do curso de Direito, Camilo Barbosa, foi o anfitrião da palestra, assistida também pelos presidentes da Subseção de Rio Verde, Manoel Araújo, da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer da OAB-GO, Sebastião Macalé, o diretor-tesoureiro da Seccional, João Bezerra Cavalcante, e os conselheiros Lauro Emrich e Elias Gomes.


 “A OAB é a instituição civil de maior prestígio do Brasil”, disse o presidente da Seccional ao lembrar que a Advocacia tem a tarefa de combater as agressões à Constituição. “Temos que nos pronunciar quando vemos regras como a ampla defesa e o direito ao contraditório serem desrespeitadas por recentes decisões judiciais”. A Advocacia é a única categoria referida expressamente no texto constitucional.


 O papel da Ordem na seleção da categoria também foi abordado. Segundo Miguel Cançado, o Exame de Ordem não é uma barreira imposta para impedir o acesso à instituição. “A Ordem é muito maior que tudo isto”. O presidente ressalta que as provas do exame são a primeira causa defendida por quem pretende advogar.


 As estatísticas recentes do Exame de Ordem em todo o Brasil foram citadas. Em São Paulo, por exemplo, o exame aprovou 11 % dos 33 mil candidatos.  “Nenhum de nós tem nada a comemorar com estes números”, afirmou. Em Goiás os índices de aprovação ficaram entre 20 e 30% nos últimos dois anos. ”Mas há também uma ampla reprovação nos concursos para as carreiras do Judiciário. O que prova que o Exame de Ordem não está inadequado”.


 


06/04 – 15h

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×