Mês da Advocacia: conheça o conselheiro Diogo Araújo Alves

10/08/2026 Conselho Seccional

No Mês da Advocacia, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) apresenta uma série especial de entrevistas com os conselheiros seccionais que atuam diretamente na defesa e no impulsionamento da categoria em todo o Estado. Hoje, conheça a trajetória e as ações de Diogo Araújo Alves.

Confira a entrevista completa:

OAB-GO: Para você, o que representa ocupar uma cadeira no Conselho Seccional?

Diogo Araújo Alves: “Ocupar uma cadeira no Conselho Seccional da OAB Goiás representa, antes de tudo, uma grande responsabilidade. É compreender que cada decisão tomada deve estar voltada à defesa intransigente das prerrogativas da advocacia, ao fortalecimento da instituição e à preservação do Estado Democrático de Direito. Recebi, pela terceira vez, essa missão com profundo senso de dever, ciente de que o conselheiro não representa interesses individuais, mas toda a advocacia goiana. Cada voto, cada debate e cada posicionamento devem ser pautados pela ética, pelo equilíbrio e pelo compromisso com uma advocacia cada vez mais forte, respeitada e valorizada. Tenho orgulho de integrar uma gestão que, nos últimos anos, promoveu importantes avanços para a classe, fortalecendo as prerrogativas profissionais, ampliando investimentos em qualificação, inovação, valorização da advocacia dativa e redução da anuidade, sempre buscando oferecer melhores condições para o exercício profissional. Portanto, representa a oportunidade de defender os cidadãos e advogados de bem!”

OAB-GO: Como você tem contribuído, no Conselho, para o fortalecimento da advocacia goiana?

Diogo Araújo Alves: “Tenho procurado exercer meu mandato com presença, diálogo e trabalho efetivo. Participo ativamente das discussões do Conselho, sempre analisando cada matéria sob a ótica dos interesses da advocacia e da sociedade. Minha atuação profissional no Direito Público, Municipalista e Eleitoral também me permite manter um contato permanente com gestores públicos, câmaras municipais e instituições em todo o Estado, criando pontes que fortalecem a valorização da advocacia e ampliam os espaços de atuação profissional. Além disso, procuro incentivar a integração entre colegas, apoiar especialmente a jovem advocacia, contribuir com a Comissão de Direito Político e Eleitoral e com a comissão municipalista, tentando compartilhar experiências que possam auxiliar no desenvolvimento profissional dos advogados e advogadas goianos. Acredito que fortalecer a advocacia significa muito mais do que defender direitos da classe; significa construir uma instituição presente, respeitada e preparada para enfrentar os novos desafios da profissão.”

OAB-GO: Que mensagem você gostaria de deixar para os advogados e advogadas de Goiás?

Diogo Araújo Alves: “A advocacia é uma profissão indispensável à Justiça e à democracia. Nosso compromisso diário vai muito além da defesa dos interesses dos clientes; somos agentes da cidadania, da segurança jurídica e da construção de uma sociedade mais justa. Por isso, deixo uma mensagem de confiança e união. Continuarei participando da vida institucional da nossa Ordem, defendendo nossas prerrogativas, valorizando nossa profissão e contribuindo para o fortalecimento da advocacia goiana. Nenhuma conquista é resultado do trabalho isolado de uma pessoa. Os avanços da OAB Goiás são fruto da dedicação coletiva de conselheiros, diretores, presidentes de comissões, colaboradores e de toda a advocacia que acredita em uma instituição forte, independente e comprometida com seus valores. Seguirei exercendo meu mandato com seriedade, equilíbrio, diálogo e dedicação, sempre colocando a advocacia e a sociedade goiana em primeiro lugar.”