Marcello Terto é empossado como presidente da Anape

22/06/2012 Evento, Notícias

O conselheiro seccional e presidente da Comissão do Advogado Público da OAB-GO, Marcello Terto, foi empossado como presidente da Associação Nacional dos Procuradores de Estado (Anape), na noite de quinta-feira (21). O evento foi realizado na sede do Conselho Federal da OAB (CFOAB), em Brasília, e contou com a participação do presidente do CFOAB, Ophir Cavalcante; do presidente da seccional goiana, Henrique Tibúrcio; do procurador-geral do Estado de Goiás, Alexandre Tocantins; e da presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Goiás (Apeg), Valentina Jungmann.

O ex-presidente da Anape, Juliano Dossena, afirmou que as eleições, realizadas pela primeira vez desde a criação da instituição há cerca de 30 anos, são uma mostra do exercício cristalino da democracia. "A nova diretoria tem meu amplo e irrestrito apoio na luta pelos direitos, pelo reconhecimento e pela valorização da classe dos advogados públicos. Só me resta agradecer a todos que me acompanharam e desejar muito sucesso à nova diretoria", disse Dossena.

Ophir Cavalcante afirmou que a advocacia pública celebra a vitória e o fortalecimento da categoria no país. "Esse é o maior legado que podemos deixar para os colegas que ingressarão na carreira. Marcelo passa agora a ser meu presidente, já que sou procurador de estado desde 1988." Ophir destacou ainda o papel dos procuradores de estado e a importância da categoria para a consolidação do estado democrático de direito. "A advocacia pública foi inseria na Constituição Brasileira com o objetivo de dar efetividade ao artigo 37 da Carta Magna, que afirma reza pelos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. A essência do nosso papel não está em defender governos, mas defender o Estado", encerrou.

Em discurso, Marcello Terto exaltou o papel da nova diretoria que estará a frente da Anape no biênio 2012/2014. "Nós assumimos essa representatividade nacional dos procuradores de Estado. Foi nosso primeiro processo eleitoral em quase 30 anos de existência, o que aproximou o associado da entidade." Terto destacou ainda a importância da advocacia pública para o pleno estabelecimento da justiça. "Os advogados públicos, bem como toda a advocacia, são essenciais para a consolidação da justiça. Não queiram desnaturar nosso papel. Nossa luta é mais que uma batalha diária em nome de uma classe. Lutamos pelo estabelecimento do estado democrático de direito."

Participaram do evento também o diretor-tesoureiro do CFOAB, Miguel Cançado; o secretário-geral da OAB-GO, Flávio Buonaduce Borges; o diretor-tesoureiro da seccional goiana, Enil Henrique de Souza Filho; o conselheiro seccional e diretor-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB-GO, Alexandre Iunes; o conselheiro seccional Alfredo Ambrósio Neto; o conselheiro seccional e presidente da Comissão de Direito Constitucional e Legislação, Otávio Alves Forte; o conselheiro seccional e presidente da Comissão do Advogado Publicista, Reginaldo Martins Costa; o presidente da Comissão de Direito Ambiental, Rodrigo Silveira Costa; o presidente da Comissão de Direito Desportivo, Adalberto Grecco; o juiz do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-GO, Wemerson Argenta Santhomé; o diretor-tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Alexandre Magno de Almeida Guerra Marques; o advogado Ademir Martins; além de uma comitiva de procuradores da Apeg.

Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×