Orador em nome do Conselho Seccional da OAB-GO nas duas sessões solenes para entrega de carteiras realizadas nesta quinta-feira (19), o presidente da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer da OAB-GO, Sebastião Macalé, falou sobre o exercício da advocacia, a importância do profissional, o histórico da OAB e os serviços que a seccional goiana oferece aos inscritos.
Ao total, foram entregues 200 carteiras de identidade profissional a advogados e estagiários nas duas sessões. O presidente em exercício da OAB-GO, Henrique Tibúrcio Peña, que comandou as solenidades, deu boas-vindas aos novos profissionais. Ao lado dele, também participaram das sessões o diretor-tesoureiro João Bezerra Cavalcante e o juiz do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) Isaque Lustosa. Na primeira sessão, Rafaela Alves Rosa foi a juramentista e Clarissa Machado, a oradora. Na segunda turma, o juramento foi prestado por Robert Pereira e Danieli Rosa Barbosa discursou em nome dos compromissandos.
Sebastião Macalé explicou que o exercício da advocacia exige o conhecimento das normas que regem a profissão, as quais definem direitos e prerrogativas, requisitos e procedimentos e, ainda, a competência, a estrutura e regras de funcionamento da OAB. "A atividade do advogado exige que, além de ser honesto, ele deve observar com rigor todos os valores éticos", afirmou. "Somos indispensáveis à administração da Justiça e isto exige que sejamos fiel ao cumprimento dos deveres éticos".
O conselheiro apresentou aos novos profissionais e estagiários a linha de serviços disponibilizada aos inscritos por meio de convênios da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), falou sobre os cursos de aprimoramento profissional oferecidos pela Escola Superior de Advocacia (ESA) e sobre o Centro de Cultura, Esporte e Lazer da OAB-GO. "É um dos espaços de lazer mais completos do Estado", destacou. "Devido à qualidade dos nossos campos de futebol, já recebemos times campeões como Santos, Flamengo, Cruzeiro, Palmeiras e Sport".