O presidente da OAB-GO, Lúcio Flávio Siqueira de Paiva, participou, na manhã, desta quarta-feira (13), em Brasília (DF), da divulgação do resultado da 5ª edição do Selo de Qualidade OAB Recomenda, concedido pelo Conselho Federal a 139 cursos jurídicos avaliados pela entidade. Também estavam presentes, na ocasião, o presidente da Comissão de Exame de Ordem da OAB-GO, Carlos André Pereira Nunes, e os conselheiros seccionais Juscimar Ribeiro e Marcos César Gonçalves de Oliveira.
A premiação ocorre a cada três anos e tem como critério de avaliação os índices de aprovação no Exame de Ordem Unificado e no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Em Goiás, a única instituição de ensino contemplada foi a Universidade Federal de Goiás (UFG).
Atualmente, o Brasil conta com mais de 1300 cursos de Direito e somente 10% delas receberam o selo de qualidade. “Isso demonstra que as instituições de ensino precisam entender que educação é uma concessão do Estado e não um aspecto meramente lucrativo”, afirma Carlos André.
Segundo ele, para que os índices possam melhorar tanto em Goiás, como no Brasil, é preciso que haja investimento na estrutura física das faculdades; a priorização do incentivo à pesquisa e qualificação dos docentes, bem como a melhoria dos laboratórios de prática jurídica.
Também estiveram presentes no evento o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho; o presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski; o ministro da Educação, Aloizio Mercadante; além de presidentes de diversas Seccionais, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). (Texto: Maria Amélia Saad – Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO)