Jataí sedia Sessão Solene

30/06/2006 Antiga, Notícias


 


Bacharéis de Jataí, Rio Verde, Santa Helena e Quirinópolis receberam nesta quinta-feira, 29, as Carteiras de Advogado. A sessão solene foi realizada em Jataí. A solenidade de entrega de Carteiras de Advogado fora da sede administrativa é um projeto da OAB-GO como forma de integrar o conselho seccional com a comunidade acadêmica e com as subseções. Faculdades de Direito em Goiânia e subseções como a de Rio Verde já sediaram eventos como esse.


Em Jataí, a solenidade contou com as presenças do presidente da OAB-GO, Miguel Ângelo Cançado, do diretor-tesoureiro, João Bezerra Cavalcante, conselheiros Enil Henrique de Souza Filho e Márcio Pacheco, dos presidentes das subseções de Rio Verde, Manoel Araújo, de Santa Helena, Silvia Belotti, do diretor tesoureiro da subseção de Rio Verde, Limírio Martins Sobrinho, além do presidente da Câmara Municipal de Jataí, João Wesley Cabral. O presidente da subseção, Ayres Furquim, comandou a solenidade ao lado do vice-presidente, Werley Carlos de Souza, da secretária geral Alessandra Heronville e do conselheiro estadual Francisco Barbosa Garcia.


A juramentista da turma foi a bacharel Janaína de Jordão e Silva. O orador, Carlos Eduardo Cintra, 65 anos, mora em Jataí mas se formou em medicina pela USP na década de 70. “Sou presidente da Unimed no município e o trabalho da assessoria jurídica me chamou a atenção. Por isto resolvi fazer Direito”, disse. “Agora quero fazer um Mestrado”. O conselheiro Francisco Barbosa deu um recado para os novos profissionais. “Vocês devem ter em mente o Estatuto da Advocacia e o Código de Ética como regulamento da profissão. O advogado tem que estar ciente de suas responsabilidades”.


O anfitrião, Ayres Furquim, lembrou que a advocacia não deve esmorecer perante suas responsabilidades com a Justiça e criticou a magistratura no município que, no último dia 16 de junho, a sexta-feira depois do feriado de Corpus Christi, não atendeu à determinação do Tribunal de Justiça para cumprir jornada normal de trabalho. “Jataí, uma cidade de 100 mil habitantes, ficou parada na prestação jurisdicional. A advocacia não pode compactuar com este tipo de atitude”, disse indignado.


Ao falar para advogados que estão entrando no mercado, o presidente da OAB-GO, Miguel Ângelo Cançado, destacou o papel da OAB no processo histórico brasileiro, a importância da ética e do respeito às prerrogativas para o cumprimento da advocacia. O presidente da seccional fez referência especial ao primeiro presidente da subseção de Jataí, Idis Paulo de Queiroz, presente na solenidade.


 


Segunda subseção


Jataí foi a segunda subseção criada em Goiás (depois de Anápolis). Idis Paulo de Queiroz a comandou numa época em que municípios como Mineiros, Caiapônia, Itajá e Itarumã eram subordinadas a ela. “Todo ano nossa secretária ia nestas cidades para receber as anuidades dos advogados, já que não havia as facilidades de hoje”, disse. O pioneiro ressaltou a administração da OAB-GO. “Miguel Ângelo Cançado é um presidente acessível à categoria, tem humildade e está fazendo um ótimo trabalho de interiorização”, destacou ao se referir aos benefícios que a instituição tem levado às cidades de Goiás. “É uma pessoa equilibrada, conciliadora e dinâmica”.


 


30/06 – 15h20

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×