Nesta quinta-feira (13), às 17 horas, será realizada a solenidade de instalação da 2ª Vara do Trabalho de Itumbiara. No dia seguinte, será implementado na cidade o sistema do processo judicial eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT).
A nova vara trabalhista é fruto da Lei 12.478/2011, que criou 12 novas varas para Goiás, e terá como titular o juiz Radson Rangel Ferreira Duarte. O magistrado atuava anteriormente na 1ª vara daquela cidade, que agora terá por titular o juiz Fabiano Coelho de Souza.
Itumbiara era sede de uma vara do trabalho desde 1989. Porém, a análise da movimentação processual da região, que em 2011 registrou o ingresso de 2.019 ações e até o mês de outubro de 2012, um total de 2.077 ações, mostrou a necessidade da instalação de uma segunda vara para atender as demandas trabalhistas. Além do próprio município-sede, são jurisdicionadas pelo Foro Trabalhista de Itumbiara as cidades de Almerindonópolis, Bom Jesus de Goiás e Cachoeira Dourada.
Das 12 novas varas para Goiás criadas pela Lei 12.478/2011, já foram instaladas as varas do trabalho de Quirinópolis, Goiatuba, a 3ª de Rio Verde e, agora, a 2ª de Itumbiara. Até o final de janeiro de 2013, serão instaladas varas em Goianésia, Inhumas e Pires do Rio, contemplando o interior do Estado. Em Goiânia, cinco novas varas do trabalho também serão instaladas no período.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO