Isaque Lustosa destaca importância da sessão pública do TED

17/08/2011 Evento, Notícias

O Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-GO promoveu, na terça-feira (16), sua 1ª Sessão Deontológica Pública. O evento foi realizado no auditório Eli Alves Forte, na sede da seccional, e contou com a participação de juízes e ex-juízes do órgão, diretores, conselheiros, presidentes de comissão da OAB-GO e estudantes de Direito.

O presidente do TED, Isaque Lustosa, explicou que esse tipo de sessão já existe na seccional da OAB de São Paulo e que o evento pôde ser realizado com presença de público, pois os assuntos tratados são ligados à advocacia de uma forma geral, e não de processos éticos específicos, o que exige sigilo. "O tribunal já tem 17 anos e esta é a primeira sessão pública que realizamos. É uma grande oportunidade de abrir as portas para a comunidade jurídica e mostrar como funciona o TED", afirmou Isaque Lustosa. Foram julgados cinco processos que envolviam questões sobre publicidade e ética na advocacia.

Além de Isaque Lustosa, participaram da abertura da sessão o presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, o conselheiro federal da OAB por Goiás João Bezerra Cavalcante, o ex-presidente do TED, Célio Medeiros Cunha, o vice-presidente do órgão, Guilherme Gutemberg Isac Pinto, o 1º secretário, Mauracy Andrade de Freitas, o 2º secretário, Ricardo José Ferreira, e o 3º secretário Fábio Carraro. Henrique Tibúrcio parabenizou o TED pela iniciativa e afirmou que a Ordem precisa mostrar à sociedade que está aberta para recebê-la. "É um momento histórico e eu tenho muita honra de estar participando". O presidente da OAB-GO destacou ainda que ser juiz do TED é uma tarefa muito difícil, pois julgam colegas de profissão. "Os juízes foram eleitos porque têm virtudes para executar essa dura função. Antes de proteger colegas, devemos proteger a profissão e a sociedade dos maus profissionais, e o TED é fiscalizador da conduta dos advogados", exaltou.

No início da sessão, foi realizada uma homenagem a Célio Medeiros Cunha, que participou da criação do tribunal e foi presidente do órgão por 15 anos. "O TED não podia deixar passar em branco a figura do doutor Célio na primeira sessão aberta. Quase tudo o que eu sei sobre o TED foi ele que me ensinou", afirmou Isaque Lustosa. "O doutor Célio ficou a frente do TED por cinco mandatos e deixou um legado muito grande de honradez e disciplina. Merece a honraria que lhe foi conferida e tantas outras que vier a receber", destacou o presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio. "Eu não poderia alcançar esse êxito se não fosse o apoio da minha família e a força de trabalho dos juízes que sempre fizeram valer os princípios da sociedade. É uma homenagem que muito me honra", enalteceu Célio Medeiros.

Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×