A conselheira seccional e presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-GO, Mônica Araújo de Moura, presidirá debate sobre a implantação do sistema de investigação criminal de cidadãos por militares. O evento será na sede da OAB-GO, no próximo dia 14, a partir das 19 horas.
Segundo Mônica Araújo, o convite para presidir os debates reforça a credibilidade que a Comissão tem perante as instituições, principalmente as de segurança pública. “Fiquei muito feliz por participar e acredito que essa será uma boa oportunidade para discutirmos e conhecermos a proposta, para, assim, podermos ter uma posição quanto ao assunto”, comentou.
O debate é iniciativa do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de Goiás (Sindepol-GO) e abordará o movimento, em plena execução, que busca instituir no Brasil o denominado Ciclo Completo da Polícia Militar, o qual defende que a polícia militar deve realizar funções de polícia judiciária, ou seja, investigar e autuar todo tipo de pessoas em prisão em flagrante, por crime comum, lavrando termos circunstanciados e conduzindo investigações de acordo com a doutrina militar, conforme as propostas de emenda constitucional, de números 423/2014, 431/2014 e 127/2015. (Texto: Marina Dinizio – Assessoria de Comunicação Integrada OAB-GO)