Henrique Tibúrcio destaca papel da OAB em solenidade em Catalão

20/01/2010 Evento, Notícias

"Assumir um cargo de direção da OAB significa estar decidido a lutar incondicionalmente em defesa do advogado." A afirmação foi proferida pelo presidente da Seccional goiana da OAB, Henrique Tibúrcio, durante a solenidade de diplomação dos diretores da Subseção da OAB-GO de Catalão nesta terça-feira (19), realizada na sede da referida unidade da Seccional.

Henrique Tibúrcio disse que a OAB tem a função de preservar a justa remuneração da advocacia, especialmente dos honorários de sucumbência, que têm, diferentemente do que muitos supõem, natureza alimentar para a categoria. No tocante à valorização da advocacia, o presidente da Seccional também destacou o imprescindível trabalhado da Ordem em defesa das prerrogativas profissionais. "Não há Justiça forte sem advocacia forte, o que também não é possível sem o apoio permanente da OAB", ponderou. "O advogado é responsável pelo equilíbrio das relações jurídicas e processuais. É o guardião da cidadania e do Estado democrática de Direito."

Nesse sentido, o presidente da OAB-GO parabenizou o trabalho desenvolvido pelo advogado José Roberto Ferreira Campos, que inicia o seu terceiro mandato na presidência da Subseção de Catalão. "José Roberto sempre se empenhou arduamente para honrar o compromisso com a categoria e tenho a certeza de que continuará batalhando por melhorias para os advogados da região, trazendo mais serviços da Casag e eventos da ESA para a subseção", ressaltou.

O presidente da Subseção de Catalão também destacou o papel da categoria ao lembrar que a Constituição Federal, em seu artigo 133, diz que o advogado é indispensável à administração da Justiça. "A direção que ora assume tem o compromisso de fazer cumprir este princípio constitucional, exigindo tratamento digno para os profissionais que representa", garantiu José Roberto.

Além do presidente, receberam o diploma de diretor da subseção: Almerinda de Fátima Carneiro Souza, vice-presidente; Rubens Pena, secretário-geral; Alzira Resende Marra Paschoal, secretária-geral-adjunta; Roberto Vaz Gonçalves, diretor-tesoureiro.

Participaram da cerimônia o vice-presidente da Seccional, Sebastião Macalé, o secretário-geral, Flávio Buonaduce Borges, e o diretor-tesoureiro, Enil Henrique de Souza Filho; os conselheiros seccionais Joni Abrão Tavares, representante de Catalão no colegiado, José Divino Morais e Otávio Alves Forte; e os advogados João Coelho e Antônio Ribeiro Neto, presidente e membro da Subcomissão Eleitoral da subseção, respectivamente, tendo sido o último responsável pela condução da diplomação dos eleitos.

Também estiveram presentes o prefeito do município, Velomar Gonçalves Rios; o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18) Paulo Pimenta; o juiz titular da Vara do Trabalho de Catalão Edison Vaccari; e o diretor do Centro de Ensino Superior de Catalão (Cesuc) Paulo Antônio de Lima.