Com o tema O Início da Carreira e os Novos Ramos da Advocacia, o presidente da Comissão do Jovem Advogado da OAB-SP, Hélio Gustavo Alves, abriu o ciclo de palestras desta sexta-feira (19) do VII Encontro Nacional dos Jovens Advogados e do II Encontro da Advocacia Jovem de Goiás, que estão sendo realizados conjuntamente, desde ontem, no auditório Eli Alves Forte, na sede administrativa da OAB-GO.
Segundo o palestrante, antigamente, o profissional da advocacia conseguia se destacar mais facilmente na sua região, em razão do pequeno número de profissionais que existia. Hoje é bem diferente, afirmou. A concorrência aumentou muito em decorrência da proliferação de cursos de Direito e se tornou mais difícil se destacar na profissão, alertou. Entretanto, Hélio Gustavo assegurou que existem soluções para se alcançar o sucesso na carreira e expôs quais são elas aos participantes do evento.
A especialização é uma grande solução para se sobressair, garantiu. Mas, de acordo com o presidente da Comissão do Jovem Advogado da OAB-SP, não basta se especializar em uma área ampla. É preciso ir além disso e escolher um ramo específico dentro das variadas áreas do Direito. Não adianta fazer Direito do Trabalho, enquanto se pode fazer Direito Desportivo do Trabalho, exemplificou ao ressaltar que quanto mais peculiar for sua área de atuação, mais chances o advogado tem de se destacar. Outro diferencial é a publicação de artigos e livros sobre sua especialidade, isto é, a divulgação do seu trabalho. Dessa forma, o profissional começa a ser referência nos meios acadêmico e jurídico e, consequentemente, torna-se referência em todo o País.
Sobre os ramos do Direito em ascensão, Hélio Gustavo disse que com a globalização e a facilidade do mercado internacional investir no País, o Direito Empresarial Econômico está em alta. Os investidores vêm para o Brasil e precisam de advogados especialistas nessa área. Vice-presidente da Comissão de Previdência Social e Complementar da OAB-SP, conselheiro da OABPrev-SP, presidente do Conselho Federal do Instituto dos Advogados Previdenciários (IAPE) e advogado atuante no ramo do Direito Previdenciário, Hélio Gustavo asseverou que essa área também está crescendo e requer mais profissionais. O palestrante citou ainda o Direito do Petróleo e o Desportivo como grandes possibilidades no atual mercado.
Na ocasião, Hélio Gustavo ressaltou a relevância dos encontros. Eventos dessa natureza, que congregam os jovens advogados com os profissionais mais experientes, fortalecem a advocacia goiana e de todo o País. Ele elogiou a Comissão da Advocacia Jovem (CAJ) da OAB-GO, em especial o presidente Otávio Forte, e disse que não tem dúvidas de que os advogados em início de carreira de Goiás estão em boas mãos, pois contam com total apoio da CAJ e da Seccional. Este evento vai fazer com que a advocacia goiana cresça muito e tenha um diferencial no futuro, finalizou.
19/9 10h50