Goiás perde referência na advocacia

03/09/2006 Antiga, Notícias


 


O presidente da OAB-GO, Miguel Ângelo Cançado, lamentou hoje a morte do ex-presidente da seccional, o advogado criminalista Wanderley de Medeiros. Wanderley estava internado desde o dia 26 de agosto no Hospital Neurológico, em Goiânia, com câncer nos pulmões. Na última terça-feira, 29, foi levado para a UTI e faleceu neste domingo, 3, no final da manhã. O velório foi realizado durante toda a tarde na sede administrativa da Ordem e o corpo, enterrado no Cemitério Jardim das Palmeiras.


“Goiás perde uma grande referência na advocacia e um dos maiores criminalistas do país”, disse Miguel Ângelo Cançado. “Era um homem culto, intelectual, corajoso e atuou nas grandes causas criminais dos últimos anos em Goiás”, completou. “Enfrentou a ditadura não só como advogado mas também enquanto presidente da Ordem nos anos 80”. Wanderley foi presidente da OAB-GO  de 1º de fevereiro de 1981 a 31 de dezembro de 1982. Também foi Conselheiro Federal e, atualmente, era Conselheiro Nato.


Professor Arthur Rios, presidente da Comissão de Ensino Jurídico, foi conselheiro durante a gestão de Wanderley. “Ele era um autêntico humanista, sempre preocupado com o social e com as pessoas menos favorecidas”, lembrou.  O presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-GO, Celso Gonçalves Benjamin, diz que Wanderley era “um profissional competente que sempre defendeu as Prerrogativas, não aceitando abusos e arbitrariedades de quem quer que seja”.


Além de familiares, o velório foi acompanhado por amigos, conselheiros e diretores da seccional. O vice-presidente, Marco Antônio Caldas, o secretário-geral, Henrique Tibúrcio Peña, o presidente da Casag, Daylton Achieta, o diretor tesoureiro, João Bezerra Cavalcante, o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Eládio Amorim Mesquita e o diretor adjunto da ESA, Cleomar Rizzo Esselin Filho, estiveram na sede administrativa. O Senador Maguito Vilela, também advogado, acompanhou parte do velório. “Era estagiário quando assistia aos júris de Wanderley”, destaca. “Como presidente da OAB-GO, ele aglutinou a classe”.


Wanderley de Medeiros nasceu no dia 10 de maio de 1939, na cidade de Goiás. Formou em Direito pela UFG em 1964. Notável advogado criminalista, trabalhava sempre em casa, apesar de ter escritório. Recebeu vários convites para ocupar cargos públicos mas sempre dava a mesma resposta. “A advocacia é a minha lavoura”. Separado, deixa o filho Pedro Paulo Guerra de Medeiros, advogado e vice-presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem.


 


03/09 – 18h20


 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×