A Seccional de Goiás da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) recebeu em seus quadros mais 41 novos advogados e advogadas, na tarde desta terça-feira (27/09), em solenidade presencial realizada no Auditório Eli Alves Forte, sede da seccional, em Goiânia. Os profissionais foram recepcionados por membros da Ordem, em cerimônia conduzida pelo presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins.
Ao fazer uso da palavra, o presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, destacou a estrutura que está à disposição dos profissionais, citando a Escola Superior de Advocacia (ESA-GO), Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (CASAG-GO) e salas disponíveis para atendimentos a clientes dentro do sistema OAB Goiás. “Quero dizer aos senhores e senhoras, que não existe atalho, e se me permitirem deixarei três conselhos a vocês: continuem estudando, tenham ética e muita resiliência”, pontuou.
Aos 23 anos, Vynicyus de Oliveira Serveriano destacou que o caminho até a sessão solene de entrega de carteiras profissionais não foi fácil. “Foram inúmeros momentos de renúncias que culminaram nessa minha busca de algo maior, ser advogado. E tudo valeu a pena para esse tão esperado momento, receber a carteira profissional. Um importantíssimo e inesquecível passo profissional foi dado”, afirmou.
De uma herança jurídica, Vynicyus falou ainda do comprometimento e da responsabilidade que foram motivação constante em pouco mais de quatro anos. “Durante toda a faculdade, eu trabalhei enquanto estudava e sempre foi um grande desafio. Eu deslocava, no trajeto casa-trabalho, mais de 120 quilômetros por dia. Morando em Luziânia, mas tendo que estar todos os dias em Brasília. E como uma herança jurídica eu precisei e, agora, preciso manter a resiliência e a responsabilidade que me foi dada”, prevê o mais novo advogado.
O impulsionamento da jovem advocacia
“Sabemos que esse começo não é fácil, mas este é o papel da Comissão da Advocacia Jovem (CAJ) ao promovermos o impulsionamento e todo o apoio necessário. Nós estaremos com um trabalho ininterrupto e muito próximo das subseções pelo interior do estado para garantirmos esse impulsionamento e entender todas às necessidades locais”, destacou a presidente da Comissão da Advocacia Jovem (CAJ), Tatiany da Mata.
Para a secretária-geral adjunta da CASAG, Wanessa Pinheiro de Souza, participar de uma solenidade de entrega de carteiras é um momento único. “O ingresso nos quadros da OAB-GO representa o início a uma carreira profissional consolidada, das mais bonitas e apaixonantes que existem. A advocacia é uma nobre função, construída, sobretudo, sob o prisma do esforço e da dedicação”, enfatizou ao oferecer total apoio aos novos advogados.
O vice-presidente executivo da Escola Superior de Advocacia (ESA Goiás), Carlos André Pereira Nunes, relembrou seu momento ao receber a carteira e aconselhou os compromissados enquanto a postura profissional. “É muito importante que na nossa carreira demos exemplos, para também sermos referências a outros profissionais. Assim faremos uma advocacia melhor. Essa é uma profissão que exige um conhecimento profundo e uma educação com foco na qualidade”, orientou.Acrescentou ainda, “Sabemos que não é possível advogar sem conhecimento e sem um aperfeiçoamento completo. E para garantir isso, a ESA Goiás oferta cursos de imersão para todos os profissionais”, reforçou Carlos André ao fazer o convite para a busca constante por conhecimento.
A escalada do sucesso
Para a oradora, Ana Carolina Mendanha de Carvalho Quirino, a “nobreza desta profissão não deve ser esquecida”. Recomendou: “precisamos nos mantermos íntegros e honestos”. E ainda disse: “Somos movidos pelo mesmo asseio, sede por justiça e desejo que tenhamos o bom combate com perseverança, honra e sabedoria”, celebrou.
Aos novos colegas de profissão, Vynicyus de Oliveira Serveriano desejou muito êxito. “Iniciar na OAB, não é fácil. Agora a responsabilidade é maior. Cabe a nós trabalhar, alcançar clientes e garantir sucesso nos processos. Sempre com uma atuação pautada na ética, justa e com respeito aos os outros colegas de trabalho. Tenho certeza que daqui sairão grandes advogados e advogadas e nos encontraremos nos tribunais da vida com muito trabalho”, acrescentou.